Cooperativa Regional Itaipu - 22º Itaipu Rural Show: Biosseguridade na Avicultura atrai atenção dos produtores

topo

Notícias

22º Itaipu Rural Show: Biosseguridade na Avicultura atrai atenção dos produtores

O maior risco que podemos ter na produção avícola é não ter um programa de biosseguridade, pois é parte fundamental de qualquer empresa avícola para reduzir a entrada de enfermidades nos lotes de aves.

Com essa preocupação em evidência, os produtores de aves interessados no tema, puderam acompanhar no 22º Itaipu Rural Show em Pinhalzinho-SC, palestra que abordou a biossegurança na produção de aves e seus impactos com a Médica Veterinária e consultora técnica de avicultura na Elanco Animal Health, Jéssica Reple. Público foi recepcionado pelo responsável técnico de aves da Cooperitaipu Joviano Durigon.

O conceito de biosseguridade na avicultura faz referência de se manter o meio ambiente livre de micro-organismos ou com uma carga mínima que não interfira na saúde e na produção das aves. Podemos definir o conceito de biosseguridade como um conjunto de práticas de manejo que são adotadas para reduzir a entrada e transmissão de agentes patogênicos e seus vetores nas granjas de aves.

Segundo Jéssica, os componentes operacionais de um programa de biosseguridade consideramos adequados levam em consideração os seguintes fatores: Isolamento, controle de trânsito, higienização, controle de vetores e tratamentos de resíduos, quarentena, medicações e vacinações, monitoramento laboratorial, erradicação de enfermidades, auditorias, educação continuada e um plano de contingência.

Os procedimentos de limpeza, desinfecção, desinfestação, desratização e os demais devem descrever a realidade prática das atividades da granja, e para isso os funcionários devem participar com sugestões para a criação destes procedimentos. “A biosseguridade deve fazer parte da cultura da empresa a tal ponto que todos possam contribuir para o sucesso do programa”, concluiu a Médica Veterinária.

Nosso site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência melhor.

Política de Privacidade