Cooperativa Regional Itaipu - 22º Itaipu Rural Show: palestra abordou importância da Biossegurança na Suinocultura

topo

Notícias

22º Itaipu Rural Show: palestra abordou importância da Biossegurança na Suinocultura

Nesta quarta (29/01), às 14h, no auditório do Itaipu Rural Show, o Médico Veterinário Doutor em Ciência Veterinárias pela UFRGS e coordenador de assistência técnica da MSD Saúde Animal, João Xavier de Oliveira Filho, palestrou sobre Biossegurança na Suinocultura.

O tema da sanidade nos plantéis de suínos ganhou visibilidade nos últimos meses em razão da grave crise que acometeu a China, que precisou abater milhões de animais devido a proliferação da Peste Suína Africana.

Segundo o médico João Xavier, uma produção suína de credibilidade deve contar com um programa eficiente de biossegurança, de forma a garantir a exclusão de microrganismos e seus efeitos perniciosos. É por isso que o segmento tem absorvido somente os profissionais especializados sobre o tema, e, sobretudo, comprometidos com o exigente processo de biossegurança.

“A cada ano temos mais desafios para evitar que o rebanho seja contaminado ou até controlar o que já tem”, disse ele.

A maneira mais efetiva de manter rebanhos comerciais livres ou controlados em relação a agentes de enfermidades de impacto econômico e evitar efeitos negativos à produtividade e/ou saúde pública (zoonoses) é através da utilização de programas de biossegurança, que deverão contemplar todos os aspectos gerais da medicina veterinária preventiva, bem como conter aspectos exclusivos direcionados a cada sistema de produção em particular.

Segundo o responsável técnico da área de suínos da Cooperitaipu, Daniel Simon, a introdução de uma doença em um país, uma região, um sistema ou rebanho é um dos grandes riscos operacionais a que a suinocultura está exposta, podendo resultar em problemas com impactos técnicos, econômicos e psicológicos muito grandes. Por isso a cooperativa está muito atenta a esse contexto e realizando ações preventivas.

Nosso site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência melhor.

Política de Privacidade