Cooperativa Regional Itaipu - 22º Itaipu Rural Show: Setor de avicultura da Cooperitaipu mostra o futuro da criação de aves

topo

Notícias

22º Itaipu Rural Show: Setor de avicultura da Cooperitaipu mostra o futuro da criação de aves

Nas últimas quatro décadas, o desempenho produtivo e o rendimento de carcaça de frangos de corte têm crescido linearmente. Tudo indica que este crescimento continuará, devido às novas tecnologias em genética, em biotecnologia e em biologia molecular, adotadas pela indústria avícola. Além das demandas dos mercados internacionais, que também estão crescendo.

No 22º Itaipu Rural Show os visitantes produtores de aves encontram em nosso setor todas as novas tecnologias e informações para entrar definitivamente na era da “avicultura de precisão”. Conforme o responsável da área, Joviano Durigon, foi montado um “aviário protótipo” que mostra exatamente a nova realidade para criação de aves. Estão expostas aves com 24 dias, período intermediário, cumprindo todas as novas legislações e bem-estar animal.

O potencial genético dos frangos de corte permite a multiplicação de cerca de 75 vezes de seu peso inicial, em um período de aproximadamente 40 dias. Desta forma, cada dia torna-se importante para o monitoramento dos animais. Qualquer ferramenta que consiga antecipar algum fato relevante, que possa influenciar o potencial de produção dos frangos, minimizará a probabilidade de que uma decisão estratégica equivocada seja empregada.

Dentre os diversos fatores que influenciam a produção de frangos de corte, os ambientais, como a temperatura, umidade relativa, ventilação, iluminância, radiação, entre outros, assumem relevante importância no processo de criação dos animais, pois são os que mais o afetam e são capazes de comprometer a função vital mais importante das aves.

Transformar um pintinho num frango com mais de três quilos em apenas 46 dias é um desafio que os avicultores brasileiros estão vencendo com uso de muita tecnologia. A começar pela questão sanitária. Hoje, nas granjas modernas, ninguém pode entrar sem estar totalmente equipado para não contaminar o ambiente.

Atualmente os produtores de frango associados à Cooperitaipu e integrados à Aurora entregam anualmente mais de 23 milhões de frangos para abate.

O 22° Itaipu Rural Show (IRS), exposição destaque nacional para o agronegócio, acontece em Pinhalzinho, Oeste de Santa Catarina, no Centro de Difusão de Tecnologias Itaipu, às margens da BR 282, Km 580. Realização da Cooperativa Regional Itaipu.

Nosso site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência melhor.

Política de Privacidade