Cooperativa Regional Itaipu - 3ª edição do curso Mulheres Cooperativistas tem início na Cooperitaipu

topo

Notícias

3ª edição do curso Mulheres Cooperativistas tem início na Cooperitaipu

Na quarta-feira, dia 18 de julho, teve início a terceira edição do curso Mulheres Cooperativistas, realizado pela Cooperativa Regional Itaipu em parceria com o Sescoop/SC. O evento aconteceu no auditório do Itaipu Rural Show. O programa é destinado a cooperadas, esposas, filhas de cooperados e colaboradoras da cooperativa.

De modo geral o curso objetiva oferecer capacitação, buscando conscientizar, preparar e organizar as mulheres para atuarem de forma comprometida e participativa nas atividades familiares e do quadro social das cooperativas.

O curso é composto por seis módulos de 16h cada e uma palestra de encerramento de 02h/a, totalizando uma carga horária de 98h/a. Tem duração média de seis meses, com periodicidade de duas aulas mensais, a serem ministradas quinzenalmente, de acordo com cronograma definido juntamente com a cooperativa.

Um dos fatores determinantes para o sucesso do programa é a integração do grupo ao Núcleo das Mulheres Cooperativistas, onde novos projetos e ações e ações são oportunizados para consolidar na prática uma efetiva participação das mulheres.

Vera Lúcia Bernardi, Cooperada da Linha Cedro – Modelo/SC, formou-se na primeira turma do Mulheres Cooperativistas e hoje atua como Suplente de Conselho Fiscal da Cooperitaipu, para ela o curso é muito bom, “cada participante cresce quanto ser e na família o relacionamento fica ainda melhor, dentro do cooperativismo esse curso abre um leque de informações”, comenta.  

O Instrutor Ney Guimarães comenta que as expectativas para esta turma que se inicia são as maiores possíveis, “sabemos dos desafios para estas mulheres estarem participando curso, se organizando deixando os afazeres em casa e se comprometer com esta atividade proposta pela Itaipu. É preciso ter coragem, discernimento, vontade e viemos neste início porque nosso papel também é de sensibiliza-las de que a Cooperativa também está aqui para ajuda-las neste sentido”, explica o Instrutor.

Arno Pandolfo – Presidente da Cooperitaipu comenta sobre os desafios e a importância do curso, “ainda há receio por parte de algumas mulheres no início do curso por desconhecer o processo, a metodologia, os instrutores... Mas é importante salientar que o curso muda a forma de pensar com a família, com a sociedade, com a cooperativa, é um curso que ajuda a pessoa. A mulher tem um papel muito importante e esta é uma bagagem que irão levar para a vida”, reforça o Presidente.

No evento de abertura do curso participaram além do Presidente Arno e Instrutor Ney, as organizadoras da Cooperitaipu Gilda Valente e Rosangela Royer; Gerentes e Coordenadores de Filiais. Este foi o pontapé inicial de uma nova jornada de descobertas que se inicia, aprimorando a vida da mulher no meio cooperativista.

 

Nosso site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência melhor.

Política de Privacidade