Cooperativa Regional Itaipu - 8º Seminário Itaipu de Suinocultura no Itaipu Rural Show

topo

Notícias

8º Seminário Itaipu de Suinocultura no Itaipu Rural Show

Na tarde de quarta-feira (30) o Itaipu Rural Show realizou um grande evento, a 8ª edição do Seminário Itaipu de Suinocultura. O evento que teve início às 14 horas ocorreu no auditório do Pavilhão I, do Parque de Exposição Itaipu Rural Show em Pinhalzinho/SC. O tema da palestra foi Uso de Medicação na Suinocultura com o palestrante: Ricardo Lippke – Médico Veterinário com Mestrado em Sanidade.

Daniel Simon – Médico Veterinário e Responsável Técnico de Suínos da Cooperativa Regional Itaipu comenta sobre a importância e escolha do tema da palestra, “percebe-se que na produção animal existe um controle cada vez maior de uso de medicamentos e na suinocultura não é diferente, por ser uma espécie que vive confinada, existe um protocolo de uso de medicação. A ideia é mostrar para o produtor que a suinocultura da necessidade de adequações, sobre o uso de algumas moléculas que o Ministério de Agricultura está retirando do mercado”, comenta Simon.

O veterinário ainda fala do conceito intitulado “Saúde Única”, onde busca-se evitar o uso de alguns antibióticos e nesta linha a ideia é orientar o produtor e os profissionais do setor para que caminho está seguindo a aplicação de medicamentos em suínos. “Mostrar também a importância do controle, registros, formas de uso e os manejos que o produtor pode fazer em suas propriedades reduzindo o uso de medicamentos, reduzindo custos de produção e obtendo melhores resultados”, explica Daniel.

Realizando a 8ª edição é visível a participação crescentes dos suinocultores. A Cooperativa Regional Itaipu alojava a 8 anos atrás cerca de 320 suínos da terminação por dia e hoje este número cresce para 2.000 animais a partir de outubro o que traz grandes responsabilidades. “O produtor está cada vez mais antenado, ele deseja mais informação e buscamos apresentar um tema atual, com novas informações”, finaliza o Responsável Técnico.

Ricardo Lippke é Gerente Técnico de Suínos na Boehringer Ingelheim, enfatiza que na palestra o foco principal é no uso prudente para evitar a resistência bacteriana causada na área humana, mostrando no aspecto prático de como pode ser feito este uso de algumas propriedades que pode sempre melhorar.

O Itaipu Rural Show acontece até o dia 02 de fevereiro no parque de exposição do Itaipu Rural Show em Pinhalzinho – Santa Catarina. Participe do Itaipu Rural Show – A evolução do agronegócio passa por aqui,

Nosso site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência melhor.

Política de Privacidade