Cooperativa Regional Itaipu - Abertura Oficial do 20º Itaipu Rural Show realizou-se hoje

topo

Notícias

Abertura Oficial do 20º Itaipu Rural Show realizou-se hoje

Passaram pelo parque do Itaipu Rural Show mais de 540 mil visitantes, ao longo dos 20 anos de história da feira. O evento já está consolidado como a maior feira do agronegócio de Santa Catarina e uma das maiores do setor no país.

A cada ano a exposição atrai um número maior de participantes oriundos de todas as regiões do Brasil e também de outros países. Em sua 20ª edição o Itaipu Rural Show é um renomado evento do setor que reúne mais de 350 expositores de todos as áreas do agronegócio. O objetivo do evento é mostrar aos participantes as tecnologias e tendências do agronegócio, evento direcionado as empresas rurais e profissionais do setor.

Tudo começou em 1998, quando a Cooperitaipu e empresas de sementes de milho se uniram para, juntas, mostrar aos agricultores a tecnologia que cada uma tinha para oferecer. Através de um dia de campo, possibilitavam que o agricultor comparasse o resultado dos materiais de cada uma das empresas participantes. O Itamilho Show, que reuniu cerca de 100 produtores, foi à semente da qual germinou o Itaipu Rural Show.

Hoje, dia 24, primeiro dia da 20ª edição, ficou marcada pela Abertura Oficial, momento que reuniu diversas autoridades que compuseram o palanque de honram, entre eles Arno Pandolfo - Presidente Da Cooperativa Regional Itaipu; Serafim Thiesem - Vice Presidente Da Cooperitaipu;  Fernando Rohr  E Marcelo Salvatori Coordenadores Do Evento; Moacir Sopelsa - Secretário De Agricultura E Pesca Do Estado De  Santa Catarina, no ato representando o  Governo Do Estado; Paulo Bauer – Senador; Mario Afonso Woitexen - Prefeito de Pinhalzinho; João Rodrigues - Deputado Federal; Valdir Colatto - Deputado Federal;  Mauro De Nadal - Deputado Estadual; Marcos Vieira Deputado Estadual; Altair Silva - Deputado Estadual; Dirceu Dresch - Deputado Estadual; Jonas Dalagnol - Secretário da Agência De Desenvolvimento Regional de Maravilha; Ademir Hessmann - Presidente da Epagri; Enori Barbieri – Presidente da Cidasc,  no ato  também representando o Senar; Claudio Post - Presidente da Fecoagro; Mario Lanznaster - Presidente Da Aurora Alimentos; Marcos Zordan - Diretor Agropecuário Da Aurora  Alimentos, Idealizador do Itaipu Rural Show.

Logo ao inicio da Abertura fez-se a assinatura dos termos de Convênio firmados entre a Secretaria de Agricultura e Pesca de Santa Catarina e a Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado e SC – Fecoagro. Os convênios estabelecem a operação do Programa de Calcário, Programa de Sementes de Milho, Programa de Incentivo ao cultivo de Forrageiras e Programa de incentivo a Apicultura, para a safra 2018, nos projetos Terra Boa Troca-Troca.

O primeiro convênio visa subsidiar a distribuição de 300.000 toneladas de calcário para os agricultores de SC. O segundo convênio objetiva o subsidiamento dos custos de 220.000 sacos de semente de milho. O terceiro convênio visa o fornecimento de 1.100 kits de insumos para o cultivo de pastagem tecnificada, no valor unitário de até R$ 6.000,00, sendo um hectare por agricultor. Ele devolverá o valor no próximo ano com rebate de 40% dos custos, ou pagará o valor integral em dois anos. O quarto convênio visa proporcionar incentivos aos apicultores de SC, oferencendo subsídios para até 500 kits de equipamentos, insumos e abelhas rainhas para o aprimoramento técnico e manejo nas propriedades, visando aumento da produtividade.

Ainda no ato ocorreu a assinatura de termo de cooperação técnica entre a Secretaria de Agricultura e Pesca do Estado de Santa Catarina e suas vinculadas; Epagri; Cidasc e Fecoagro/SC, o objetivo da Cooperação é o incentivo e estímulo à produção de horticultura e fruticultura aos associados das Cooperativas atendidas pelo programa SC Horticultura.

 Em discurso o Presidente da Fecoagro – Cláudio Post agradeceu pela parceria e as assinaturas dos convênios que tem por objetivo amenizar custos aos produtores rurais.

O Prefeito de Pinhalzinho Mário Afonso Woitexem, agradeceu na oportunidade a Cooperitaipu por trazer mais recursos para Pinhalzinho e região e em sua área de atuação. Salientou o orgulho em ter no município um evento deste porte, porém lamentou as condições da BR 282, trecho por onde os visitantes passam para chegar até a feira.

Arno Pandolfo – Presidente da Cooperitaipu agradeceu a presença de todos e enfatizou a importância de cada um na construção deste grande evento. Ainda apresentou dados sobre a dimensão da 20ª edição. Na oportunidade o Presidente comentou sobre a importância da corrente do bem “falar e fazer o bem e ser o exemplo para os jovens, que fazem a sucessão familiar”. Panfolfo enfatiza que a exposição é uma escola a céu aberto e para um evento deste porte acontecer um investimento alto se faz necessário. Pandolfo se lembra da importância em fazer leis para todos e assim termos um país bem melhor do que o atual. Finalizando o Presidente agradeceu e deu às boas vindas a todos os expositores e visitantes da Feira.

O Itaipu Rural Show é o maior evento do Agronegócio do Estado de Santa Catarina. A 20ª edição do evento será realizada nos dias 24, 25, 26 e 27 de janeiro de 2018, no centro de difusão de tecnologias da Cooperitaipu, localizado no quilômetro 580 da rodovia federal BR-282, a um quilômetro do trevo Oeste da cidade de Pinhalzinho/SC.

Não deixe de visitar o Itaipu Rural Show em sua 20ª edição. A evolução do agronegócio passa por aqui! Acesse o site e conheça a programação da feira e saiba mais www.itaipururalshow.com.br  

 

  
 
  
 
 

 

Nosso site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência melhor.

Política de Privacidade