Cooperativa Regional Itaipu - Academia do Leite: CowSignals – “conversando” com as vacas leiteiras

topo

Notícias

Academia do Leite: CowSignals – “conversando” com as vacas leiteiras

Não é de hoje que eu falo que formular a dieta das vacas leiteiras é a parte mais fácil do trabalho de um nutricionista. O difícil é fazer com que as vacas comam exatamente aquilo que foi previsto pelo nutricionista e também que tenham o mesmo ambiente que foi considerado pelo nutricionista na hora de formular a dieta”.

Esse é o resumo do que foi discutido nesta sexta-feira (13/09), no Módulo 6 da Academia do leite Cooperitaipu, cujo tema foi: CowSignals, ministrado pelo Engenheiro Agrônomo Alexandre Pedroso, Consultor Técnico Nacional em Bovinos Leiteiros da Cargill Nutrição Animal – Nutron. Aula teórica realizada na Matriz e a prática na propriedade do associado Nério Cecon.

Segundo Alexandre, para identificar os fatores que podem interferir com o consumo, é preciso “escutar o que as vacas nos dizem”, e muitas vezes técnicos e produtores são arrogantes e não dão ouvidos “às vozes” do rebanho. Obviamente as vacas não falam, mas nos dão inúmeros sinais (signals) de que as coisas podem não estar indo muito bem.

O consultor possui a certificação CowSignals Certified Master Trainer. “Eu sempre procurei dar atenção a isso, mas só aprendi, de fato, a entender “o idioma das vacas” depois de fazer o treinamento em CowSignals”, explica Pedroso. Trata-se de uma metodologia simples, mas poderosa para identificar e interpretar os sinais que as vacas dão e, assim, poder tomar as decisões mais assertivas, dando às vacas a melhor condição possível para que desempenhem eficientemente o seu papel.

Alexandre Pedroso repassou aos técnicos de leite da Cooperitaipu o conceito CowSignals, que baseia-se no princípio de que para serem saudáveis, as vacas leiteiras necessitam ter os “seis benefícios” da natureza: comida, água, luz, ar, espaço e descanso. Vacas saudáveis são vacas rentáveis, esse é o lema.

Se as vacas não conseguem andar ou descansar com conforto, provavelmente vão produzir menos leite. Uma vaca que tem conforto não precisa destinar energia extra para “sobreviver” ao ambiente”, finalizou ele.

Nosso site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência melhor.

Política de Privacidade