Cooperativa Regional Itaipu - Academia do Leite Itaipu: Manejo e alimentação de gado jovem

topo

Notícias

Academia do Leite Itaipu: Manejo e alimentação de gado jovem

Nesta sexta-feira (31/05), na matriz da Cooperitaipu de Pinhalzinho, realizado segundo módulo de treinamento para médicos veterinários, zootecnistas, vendedores de ração e técnicos veterinários da Cooperitaipu na área leiteira. Promoção da Cooperativa Regional Itaipu e realização da Cargill/Nutron nutrição animal.

Este segundo módulo abordou o tema: Manejo e nutrição de gado jovem. Aula foi ministrada pelo médico veterinário Antônio Cesar Aleixo, gerente de produtos lácteos da Cargill/Nutron. Em resumo, Aleixo destacou que a produção futura de animais com alta produção leiteira depende de quatro fatores: nutrição, saúde, manejo e ambiente.

Segundo ele, existe um termo chamado de epigenética, que está sendo muito comentado atualmente na transferência genética animal, mas que já vem sendo estudado, em humanos, desde a segunda guerra mundial. Epigenética estuda os fatores pré-parto que podem influenciar a qualidade dos nascimentos e posterior capacidade de desenvolvimento.

Na genética de gado leiteiro, explicou Aleixo, o foco é na epigenética nutricional. Como os nutrientes tem a capacidade de provocar alterações definitivas, intervenções no campo da nutrição são decisivas para qualidade dos nascimentos. Epigenética é uma informação passada de geração a geração, que não está codificada geneticamente.

Após uma manhã de informações teóricas, os participantes estiveram na propriedade do associado da Cooperitaipu Vanderlei Kleinschmit para treinamento prático.

Nosso site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência melhor.

Política de Privacidade