topo

(49) 3366 6500
Av. Brasília, 3300 - Pinhalzinho/SC

Notícias

Academia do Leite Itaipu: Manejo e alimentação de gado jovem

Nesta sexta-feira (31/05), na matriz da Cooperitaipu de Pinhalzinho, realizado segundo módulo de treinamento para médicos veterinários, zootecnistas, vendedores de ração e técnicos veterinários da Cooperitaipu na área leiteira. Promoção da Cooperativa Regional Itaipu e realização da Cargill/Nutron nutrição animal.

Este segundo módulo abordou o tema: Manejo e nutrição de gado jovem. Aula foi ministrada pelo médico veterinário Antônio Cesar Aleixo, gerente de produtos lácteos da Cargill/Nutron. Em resumo, Aleixo destacou que a produção futura de animais com alta produção leiteira depende de quatro fatores: nutrição, saúde, manejo e ambiente.

Segundo ele, existe um termo chamado de epigenética, que está sendo muito comentado atualmente na transferência genética animal, mas que já vem sendo estudado, em humanos, desde a segunda guerra mundial. Epigenética estuda os fatores pré-parto que podem influenciar a qualidade dos nascimentos e posterior capacidade de desenvolvimento.

Na genética de gado leiteiro, explicou Aleixo, o foco é na epigenética nutricional. Como os nutrientes tem a capacidade de provocar alterações definitivas, intervenções no campo da nutrição são decisivas para qualidade dos nascimentos. Epigenética é uma informação passada de geração a geração, que não está codificada geneticamente.

Após uma manhã de informações teóricas, os participantes estiveram na propriedade do associado da Cooperitaipu Vanderlei Kleinschmit para treinamento prático.