Cooperativa Regional Itaipu - Bovinocultura é Destaque no 20° Itaipu Rural Show

topo

Notícias

Bovinocultura é Destaque no 20° Itaipu Rural Show

A bovinocultura é uma das atividades que mais tem representatividade dentro da exposição do Itaipu Rural Show. De acordo com Fernando Rohr – Coordenador Técnico da Exposição, a visibilidade da bovinocultura é perceptível já iniciando pelas pastagens, onde é possível ver uma variedade de possibilidades de alimentação para os animais, seja para pastoreio, para fenação ou ainda pré-secado, “entender qual a melhor alternativa é muito importante, avaliar qual o alimento que tem um melhor custo beneficio para o produtor é fundamental, e isso pode ser visto na área de dinâmica de máquinas”, comenta o Coordenador.

A própria prática da dinâmica de máquinas com demonstração da produção de fenação, pré-secado, silagem, tem total relação com a bovinocultura leiteira, pois é fator determinante no custo da produção. Também formas de produção foram abordadas, “falamos muito de freestall de compost barn que são alternativas interessantes, uma vez que o produtor mesmo em uma pequena propriedade possa aumentar a escala de produção”, reforça Rohr. Neste quesito abordou-se ainda bem estar animal, como a climatização e instalações.

Na parte de nutrição, falou-se muito em rações, que é um complemento na alimentação somado ao que o produtor tem na propriedade, inclusive reforçando o quesito dieta alimentar.

Reforçando o tema genética, o Itaipu Rural Show apresenta o Clube da Bezerra, com a exibição de animais de produtores sócios da Cooperativa. “Animais que poderiam muito bem estar registrados e participando da feira ranqueada pela qualidade que temos aqui e ficamos muito felizes por isso e esperamos que neste ano possamos registrá-los para que em 2019 eles possam estar na pista participando da Feira Ranqueada”, comenta feliz o Coordenador.

Falando sobre a Feira Ranqueada do Gado de Leite Rohr comenta que com certeza o evento mostra um pouquinho do que é a evolução genética dos plantéis, “um pouco de tudo que temos no campo e com certeza quem viu estes animais percebeu que em termos de evolução genética nós estamos muito bem em nossas propriedades e temos que nos ater aquilo que sempre comentamos, boa alimentação, conforto, instalações, para que possamos sempre ter a melhor produtividade possível”.

É o Itaipu Rural Show trazendo diversas abordagens da bovinocultura em conjunto com os produtores e especialistas do setor para poder contribuir com o produtor, para que ele possa tomar a decisão ou de investir em sua propriedade ou ainda iniciar uma nova atividade.

Este ano foi o 2° Itaipu Leite Show onde aconteceu a Feira Ranqueada em parceria com Núcleo de Criadores Bovinos de Chapecó; Associação Catarinense; e Associação Brasileira de Criadores de Charolês, inclusive com a presença do Presidente Iriberto Tozzo. O Itaipu Leite Show foi realizada na quinta e sexta-feira, dias 25 e 26 de janeiro. Sendo na quinta-feira realizado a Feira Ranqueada – Desfile e Julgamento de Animais da Raça Charolês e na sexta-feira, foi a vez da Feira Ranqueada de Animais Jovens, ambas realizadas na pista de julgamento do parque de exposições.

No julgamento dos animais das raças Jersey e Holandês, houve um dia em especifico do evento para o julgamento dos animais jovens e hoje, sábado, aconteceu o julgamento dos animais adultos. E ao final tivemos a escolha da grande campeã entre o gado jovem e o gado adulto.

Aconteceu também na tarde de sábado a premiação do torneio leiteiro, sendo quatro ordenhas durante o evento e a melhor ordenha foi premiada inclusive com o tradicional banho de leite. Neste ano os julgadores foram: para o Jersey, Mauricio Santolin e no Holandês foi o Rui Pinto, a grande campeã foi escolhida por ambos os julgadores.

“Esta competição incentiva para que os produtores procurem pela melhoria continua das propriedades, a ideia de todos os eventos relacionados à Bovinocultura é com espirito de que os empresários rurais busquem ser cada vez melhor”, finaliza Fernando.

Itaipu Rural Show - A evolução do agronegócio passa por aqui!

 

  
 
  
 
  
 

 

Nosso site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência melhor.

Política de Privacidade