Cooperativa Regional Itaipu - Compost Barn e Freestall é tema de palestra e lota auditório do Itaipu Rural Show

topo

Notícias

Compost Barn e Freestall é tema de palestra e lota auditório do Itaipu Rural Show

Na tarde de hoje, 25, o Itaipu Rural Show realizou importante palestra sobre Compost Barn e Freestall – Pontos Positivos e Negativos; Quem pode e como investir; E quem deve prosseguir ou parar, com o Palestrante – Sandro Luis Viechnieski. O evento ocorreu no auditório do pavilhão 01 e teve inicio às 14 horas.

O palestrante comenta que a margem de rentabilidade do setor é exprimida, mas ainda assim é um negócio rentável e é necessário que o produtor saiba decidir por qual investimento realizar e este investimento deve ser muito bem feito. “Toda questão de construção em especial a de compost barn vem se tornando uma realidade muito rápida no Brasil, já o freestall existe há muito tempo. O que estamos vivendo em nível de Brasil vendo sistemas de compostagem é que estes investimentos muitas vezes não dão o retorno esperado a longo prazo, muito pelas técnicas que estão utilizando, sejam elas de construção ou de manejo”, explica Sandro. O aproveitamento de construção, o que é natural da maioria dos produtores, em aproveitar o que se tem dentro da fazenda também pode ser uma prática falha, conforme o palestrante.  

A escolha entre o sistema de compost barn ou freestall deve se dar a partir dos elementos que se tem disponível na propriedade ou ao alcance de cada empresa rural. O segundo item a ser analisado é o quanto se quer trabalhar com os dejetos, o que pode ser um grande problema ou uma grande solução, finaliza o instrutor.

André Balestrini – Coordenador Técnico do setor Leiteiro da Cooperitaipu explica que o objetivo em trazer uma palestra com este tema para o evento se dá pela importância em avaliar cuidadosamente em qual tipo de sistema o produtor deve investir, para que o processo aconteça de forma correta e que dê o resultado que o produtor espera. “Todo o sistema tem desafios e é necessário que o produtor conheça esses desafios para saber supera-los. Este é um tema que esta crescendo em relevância tendo em vista que as propriedades estão aumentando em número de animais”, salienta André.

Visite o Itaipu Rural Show em sua 20ª edição. A evolução do agronegócio passa por aqui! Acesse o site e conheça a programação da feira e saiba mais www.itaipururalshow.com.br

 

  
 

Nosso site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência melhor.

Política de Privacidade