Cooperativa Regional Itaipu - Cooperativas catarinenses promovem ações de prevenção e combate ao novo coronavírus

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Cooperativas catarinenses promovem ações de prevenção e combate ao novo coronavírus

O cooperativismo catarinense é reconhecido em todo o país por exercer com excelência o sétimo princípio de interesse pela comunidade. E neste período de pandemia, não poderia ser diferente. Um levantamento realizado pela OCESC (Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina) junto às cooperativas registradas, revelou que, desde o início das recomendações de isolamento social, as cooperativas desenvolvem cerca de 220 ações para ajudar na prevenção e no combate do novo coronavírus nas comunidades em que atuam. 

Além de instituírem medidas de segurança interna para empregados, as 44 cooperativas que reportaram ações à OCESC ainda fizeram doações a hospitais e a famílias carentes. Ao todo, 11 cooperativas doaram dinheiro a instituições que atuam na linha de frente do combate à pandemia. Juntas, essas doações somaram mais de R$ 660 mil. Além disso, quatro cooperativas catarinenses participaram de mobilizações para arrecadação de fundos e alimentos e seis distribuíram cestas básicas e outros alimentos para comunidades em situação de risco.

O relatório revelou, ainda, que três cooperativas doaram EPIs (Equipamento de Proteção Individual), materiais de higiene e respiradores para hospitais. Quatro doaram e financiaram a produção de máscaras e duas distribuíram álcool em gel, para ajudar na prevenção da doença. Duas cooperativas instalaram unidades de atendimento móvel para apoiar a realização de testes e uma doou testes rápidos.

O relatório mostrou também que as cooperativas estão divulgando as maneiras corretas de se prevenir, promovendo palestras e treinamentos para empregados e veiculando informativos nas mídias sociais.

Como a área econômica também foi afetada pela pandemia, algumas cooperativas do ramo crédito, por exemplo, liberaram operações especiais de crédito para os cooperados. O levantamento mostrou também que, nesse período de isolamento social, os canais digitais de atendimento foram fortalecidos e tornaram-se aliados das cooperativas, garantindo atendimento de qualidade.

FONTE: OCESC