Cooperativa Regional Itaipu - Cooperitaipu: 50 anos de história

topo

Notícias

Você está em: Início > Notícias > Cooperitaipu: 50 anos de história

Cooperitaipu: 50 anos de história

Desde 26 de abril de 1969, todo crescimento da Cooperativa Regional Itaipu aconteceu com base no princípio de uma sociedade de pessoas e não de capital. Por isso a Cooperitaipu exibe junto a sua marca o slogan “Uma Sociedade De Pessoas”.

Na sexta-feira, dia 26 de abril, à noite, no SER Itaipu, jantar com homenagem aos 162 sócios fundadores e seus familiares, dos municípios de Modelo, Pinhalzinho e Saudades; também apresentado audiovisual contando toda história da Cooperitaipu e sua atual estrutura física.

Já no sábado, 27 de abril, no parque do Itaipu Rural Show, realizada a premiação da campanha 50 anos-50 prêmios, à partir das 10 horas. Foram cinco prêmios exclusivos aos associados e outros 45 prêmios para todos os sócios e clientes da cooperativa. Na sequência servido almoço para mais de 6 mil pessoas e, à tarde, shows gratuitos com: Os Atuais, Trio Parada Dura e Sabor do Som.

Abrangência da Cooperativa

A Cooperitaipu desenvolve suas atividades nos municípios de Pinhalzinho, Saudades, Modelo, Serra Alta, Sul Brasil, Bom Jesus do Oeste e Saltinho. Sete municípios localizados na Região Oeste Catarinense. No entanto, com os postos de combustíveis, tem um braço de seus negócios agora também em São Miguel do Oeste, Coronel Freitas e Nova Erechim.

Quais são os negócios que a cooperativa atua?

Suinocultura, Avicultura, Bovinocultura de Leite, Grãos, Indústria de Rações, Unidade de Produção de Leitões, Supermercados, Lojas Agropecuárias, Postos de Combustível, Moinho de Farinhas.

São 35 negócios nos diversos segmentos, cada um com seu CNPJ próprio.

Número de associados?

 2.676

Com quantos colaboradores a cooperativa conta?

 472

Quais são os programas que atua?

D’Olho na Qualidade Rural, Qualidade Total Rural, Jovem Aprendiz, JovemCoop, Mulheres Cooperativistas, Meio Ambiente Rural, Programa Propriedade Sustentável Aurora, Encadeamento Produtivo Sebrae, Trigold: Trigo de Excelência, Treinamento Lideranças e Novos Sócios, Núcleo Juvenil e Núcleo Feminino Itaipu, Genética Leiteira Aplicada e Treinamento Técnico nas diversas áreas de atuação.

Quais as perspectivas para o futuro da Cooperitaipu?

 Segundo explica o Presidente da Cooperitaipu Arno Pandolfo, nestes 10 anos à frente da cooperativa, os lucros triplicaram, reforçado e treinado o quadro técnico e está muito bem encaminhada a sucessão familiar nas áreas de leite, grãos, suínos e aves.

Arno destaca que o futuro de uma cooperativa são as pessoas, por isso que o slogan da Cooperitaipu é “Uma Sociedade de Pessoas”. Ele comenta que, de nada adianta aumentar o patrimônio físico se os sócios não tiverem a possibilidade de crescer junto. Trata-se mesmo de cooperar. É preciso haver um olhar patrimonial e humano. Fazer com que desenvolvam junto. Também por isso que existe o Itaipu Rural Show, para levar conhecimento e novas tecnologias que, de fato, podem ser aplicadas nas propriedades dos associados.

Arno Pandolfo finaliza dizendo que existe um campo muito amplo para que a Cooperitaipu cresça e se desenvolva. Muitos não imaginam que as farinhas Itaipu (38 variedades) estão entre as cinco melhores marcas do país; nem que produzimos milhares de toneladas por mês de ração suína e bovina. Estamos diversificando nossos negócios, reforçando os já existentes e sempre atentos a novas possibilidades de manter a saúde financeira da cooperativa no azul, já que uma das questões que atraem novos sócios e mantém os antigos é a garantia do recebimento na venda de sua produção.

 

HISTÓRICO

A Cooperativa Regional Itaipu que atua nos municípios de Pinhalzinho, Modelo, Saudades, Sul Brasil, Serra Alta, Bom Jesus do Oeste e Saltinho, foi fundada em 26 de abril de 1969. Nasceu com o nome de Cooperativa Agrícola Mista Pinhalense.

Seus 25 fundadores estabeleceram como objetivos a armazenagem do milho, do trigo do feijão e a independência em relação aos comerciantes na venda da produção e na compra dos insumos daí então passaram a ter o seu próprio negócio.

A diversificação da produção foi inevitável consolidando os novos objetivos: o estímulo, o desenvolvimento progressivo, a defesa das atividades econômicas de caráter comum dos associados e a industrialização. Essa determinação fez da cooperativa a reguladora de preços dos produtos e insumos agropecuários no mercado onde atua, sempre defendendo e buscando a melhor oferta, tanto na compra como na venda, e contribuindo em 100% na geração e repasse de impostos e contribuições.

Após alguns anos, em 1975, uniu-se com a Cooperativa Mista Modelense e passou a se chamar Cooperativa Regional Itaipu. Com maior área geográfica, ampliou o número de associados e cresceu o volume da produção. Novas filiais foram abertas e aumentou a capacidade de armazenagem.

Com visão empresarial e com decisões de longo prazo a Cooperitaipu, mais uma vez, ampliou a sua área geográfica de atuação, quando somou força com os associados da Cooperativa Agropecuária Saudades, em 1987.

A Cooperativa Regional Itaipu surgiu para atender uma grande necessidade, a busca dos produtores rurais por uma remuneração justa dos seus produtos e a valorização das pessoas. Visando elevar a qualidade de vida das famílias rurais, melhorar o trabalho e a produção, a Cooperitaipu investe em programas, técnicas e tecnologias.

Profissionais do agronegócio são responsáveis em transportar novos conhecimentos aos cooperados, rumo a melhores resultados. Um dos principais objetivos da Cooperitaipu sempre esteve voltado a fortalecer e melhorar a renda média das famílias rurais, prezando pela qualidade de vida de toda a sociedade.

MISSÃO: Coordenar o desenvolvimento do agronegócio em sua área de atuação.

VISÃO: Ser referência de cooperativa agropecuária no Estado de Santa Catarina.

O Corpo Diretivo da Cooperativa possui atribuições, responsabilidades e funções estratégicas, que devem estar em harmonia com as políticas do sistema associado, respeitando o estatuto da cooperativa. Direção, Conselheiros e Suplentes devem estar familiarizados com os problemas da cooperativa para o exercício de sua função. O órgão de administração estratégica da cooperativa deve ter práticas de organização interna e composição adequada para facilitar o processo decisório.

 

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO – Gestão 2018-2021

Arno Pandolfo – Presidente

Serafim Thiesen - Vice-Presidente
Milton Kerbes - Secretário
Elodir Verde - Conselheiro
Alcides Carlos Aiolfi - Conselheiro
Inácio Kotwitz - Conselheiro

Leonir Possenti – Conselheiro

 

PRINCIPAL EVENTO ANUAL – ITAIPU RURAL SHOW

Tudo começou em 1998, quando a Cooperitaipu e empresas se uniram para, juntas, mostrar aos agricultores a tecnologia que cada uma tinha para oferecer.Através de lavouras demonstrativas possibilitavam que o agricultor comparasse o resultado dos materiais de cada uma das empresas participantes. O Itamilho Show – que reuniu cerca de 200 produtores – foi a semente da qual germinou o ITAIPU RURAL SHOW.

A Cooperativa Regional Itaipu realizou de 30 de janeiro a 02 de fevereiro de 2019 a 21ª edição do Itaipu Rural Show. Com 65 mil visitantes, o Itaipu Rural Show atraiu mais uma vez a atenção do empresário rural. Nesta edição a feira contou com mais de 305 expositores.

Outro ponto de destaque nesta edição foi a quantidade e diversidade de animais em exposição, tanto das raças de corte e leiteiro. A feira ranqueada, de diversas categorias, está em plena ascensão, superando as expectativas a cada edição. Ainda foram expostas diversas raças de ovelhas e uma grande diversidade em pequenos animais. Na suinocultura e avicultura, além da exposição de animais, foram amplamente discutidas assuntos relacionados à nutrição, manejo e ambiência.

O Itaipu Rural Show é realizado no centro de difusão de tecnologias da Cooperitaipu, localizado no quilômetro 580 da rodovia federal BR-282, a um quilômetro do trevo Oeste da cidade de Pinhalzinho/SC. O evento mais uma vez manteve-se fiel ao seu slogan – A evolução do agronegócio passa por aqui!

Nosso site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência melhor.

Política de Privacidade