Cooperativa Regional Itaipu - Cooperitaipu e Epagri realizam o I Seminário Regional de Plantas Medicinais

topo

Notícias

Cooperitaipu e Epagri realizam o I Seminário Regional de Plantas Medicinais

Na manhã de terça-feira (24), realizou-se a 1ª edição do Seminário Regional de Plantas Medicinais, o evento ocorreu no auditório do Itaipu Rural Show em Pinhalzinho/SC e contou com a presença de cerca de 180 pessoas interessadas no tema.

As atividades iniciaram às 8h30 com inscrições e recepção dos participantes. Logo após deu-se início a abertura oficial com a presença de diversas autoridades, entre elas, Serafim Thiesen – Vice Presidente da Cooperitaipu; Mircon Frühauf Gerente Regional da Epagri; Mário Afonso Wotexem – Prefeito de Pinhalzinho e Honorino Dalapossa – Secretário Municipal de Agricultura de Pinhalzinho.

Conforme Salete Benvenutti Morello – Extensionista da Epagri Pinhalzinho e Coordenadora do evento,  o fato das pessoas estarem preocupadas e buscarem cada vez mais qualidade de vida através de opções naturais de medicamentos tornam esta atividade ainda mais relevante. “Para repassar informação realizamos pela manhã a parte teórica e pela parte da tarde a prática - esse é o objetivo das oficinais do evento técnico do I Seminário, fazer com que elas de fato vivenciem tudo aquilo que elas ouviram nas palestras”, salienta Salete. 

Na parte da manhã aconteceu a palestra com o tema “O impacto da alimentação saudável na qualidade de vida” com a Nutricionista - Priscila Cuochinski. “Abordamos o fator saúde e para isso é necessário se ter uma alimentação saudável que é um dos pilares. Falamos da importância dos alimentos, como frutas, legumes, verduras, raízes - voltando aos hábitos antigos, diminuindo o consumo de alimentos processados, explica a nutricionista.

Na sequência Gilda Valente ministrou a palestra “Plantas medicinais”, em seu conhecimento profissional de Economista Doméstica. Ela que é comunicadora da Itaipu e também organizadora do evento comenta que o sucesso foi tanto que as inscrições foram finalizadas há 15 dias, “percebe-se que cada vez mais as pessoas estão procurando tratamentos alternativos”, diz. Gilda explica que participaram associados e público em geral, o evento foi aberto para todos os interessados de Pinhalzinho e da grande região.

Ao meio-dia os participantes foram recepcionados na Ser Itaipu para almoço e pela parte da tarde diversas oficinas simultâneas tiveram início, novamente no parque do Itaipu Rural Show. As oficinas ministradas foram as seguintes:

Mircon Frühauf lembra da parceria de longa data com a Cooperitaipu, inclusive no Itaipu Rural Show. “Trabalhamos muito a saúde das famílias e este era um conhecimento que somente os mais velhos tinham e estava se perdendo, hoje vemos muitos jovens participando o que nos deixa muito feliz”, comenta o Gerente.

O Prefeito Mário Woitexem salienta a importância destes eventos, que contribuem para a saúde de todas as gerações e o cuidado especial e natural que se tem com as famílias, através de uma atenção dada através da Cooperitaipu e Epagri, que tem a preocupação de realizar e resgatar sabedorias das plantas medicinais.

Serafim Thiesen explica que a Cooperativa possui toda a estrutura para realizar este evento “temos o parque com o horto onde há cerca de 140 plantas medicinais, além de uma profissional conhecedora que repassa muita informação técnica aos visitantes e hoje o horto é referência regional”, reforça Serafim.

 

  
 
  

Nosso site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência melhor.

Política de Privacidade