Cooperativa Regional Itaipu - Cooperitaipu inicia os trabalhos com a 6ª turma do Jovemcoop

topo

Notícias

Cooperitaipu inicia os trabalhos com a 6ª turma do Jovemcoop

A Cooperativa Regional Itaipu, em parceria com o Sescoop/SC (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), iniciou as atividades com a 6ª turma do Jovemcoop, na última sexta-feira (10), nas dependências do Ser Itaipu em Pinhalzinho. O evento reuniu jovens associados e filhos de associados, pais, Comissão Juvenil e direção da Cooperitaipu.

O Programa Jovemcoop tem por objetivo fomentar alternativas e estratégias de fortalecimento do cooperativismo, por meio da preparação de indivíduos conscientes do seu papel para o desenvolvimento sustentável das cooperativas e das comunidades onde atuam. Na ocasião a Comissão Juvenil, formada por integrantes da última turma do Jovemcoop esteve recepcionando o novo grupo, ainda, relatando através de depoimentos as experiências do quanto o curso foi proveitoso para cada um deles. 

De acordo com Gilda Valente – Comunicadora da Cooperitaipu, o Jovemcoop é o antigo Fojolico, este que possuía uma metodologia diferente da atual, com um período prolongado e disciplinas diferenciadas, “atualmente o Jovemcoop acontece durante seis meses e esta é a sexta turma de jovens formada pela Cooperitaipu com 38 inscritos, sendo que nosso limite de inscrição é de 40 jovens”, informa Valente.

O curso que teve início na sexta-feira terá nove módulos, sendo que o primeiro dia é de sensibilização. “A ideia foi de esclarecer para eles o que é o programa, com um professor muito motivador que trabalha técnicas de cooperação interessantes, sendo que daqui 15 dias teremos a primeira aula com outro palestrante”, enfatiza Gilda.

Arno Pandolfo – Presidente da Cooperitaipu salienta a importância em preparar jovens para o futuro, “esses jovens que iniciam essa caminhada hoje, viverão uma evolução muito grande e muito boa e esta evolução será sentida junto à comunidade onde eles estão inseridos, pelo município, pelo estado e pelo país, pois trata-se de formação de futuras lideranças”, reforça o Presidente.

Arno ainda comenta que estes jovens devem aproveitar ao máximo a oportunidade, “não vemos ninguém fazendo isso além das Cooperativas em parceria com o Sescoop, a cooperativa preocupa-se muito com esta demanda e por isso proporciona diversos cursos neste sentido. Para a Cooperitaipu é uma maneira de formar líderes e uma maneira de se ter a sucessão familiar de uma forma mais preparada, temos muitos jovens que saem de casa e acabam retornando, pois na propriedade eles também encontram uma renda fixa através da suinocultura, avicultura ou bovinocultura leiteira, além de trabalhar no que é deles, este curso também serve pra isso, para prepará-los para este futuro, afinal a cooperativa se preocupa muito como ser humano.”, reforça Pandolfo.

Na ocasião Eliseu Hoffmann – Palestrante do Sescoop, esteve ministrando o encontro de sensibilização realizado na sexta-feira, dia 10. Elieseu salienta que o dia foi de mostrar a necessidade do programa, de avançar na vida, um despertar para o mundo, despertando neles a necessidade de participar do evento. “Percebemos que na região oeste é muito forte a agricultura familiar e eles estão sentindo que a chance de sucesso é muito maior ficando na propriedade, profissionalizando a propriedade, vendo a propriedade como uma empresa e não só como uma coisa de subsistência, mas como um lugar em que eles possam crescer como profissionais.

O palestrante também lembra que ações como estas deveriam acontecer no mundo, “por hora ainda bem que se tem a Cooperativa e o Sescoop que está sempre patrocinando este trabalho – são pessoas que possuem uma visão de futuro promissora, afinal sabemos que o mundo irá precisar de alimento então, precisamos preparar a agricultura para produzir cada vez mais alimento de qualidade”, explica Hoffmann.

A 6ª edição do curso Jovemcoop partiu de um planejamento realizado com um ano de antecedência, seguido da autorização do Conselho de Administração da Cooperitaipu, passando para a Comissão Juvenil, ou seja, a turma que se formou no ano passado teve a responsabilidade de formar a nova turma. Trabalho percebido com sucesso, dado o interesse e o número dos inscritos.

  
 

Nosso site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência melhor.

Política de Privacidade