Cooperativa Regional Itaipu - Cooperitaipu participa do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC)

topo

(49) 3366 6500
Av. Brasília, 3300 - Pinhalzinho/SC

Notícias

Cooperitaipu participa do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC)

Em busca da excelência da gestão, a Cooperativa Regional Itaipu de Pinhalzinho, Santa Catarina, aderiu em 2019 ao Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). Realizado em ciclos anuais, o PDGC trabalha com uma metodologia reconhecida nacional e internacionalmente por sua capacidade de aumentar a qualidade de gestão e a competitividade de organizações públicas ou privadas.

É organizado pela OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e operacionalizado pelo Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo). Dentro da Cooperitaipu foi formado um grupo responsável para discutir e aprimorar os processos de gestão.

Anualmente a Cooperitaipu responde questionários de auto avaliação, onde é verificado o grau de conformidade da cooperativa em relação à legislação e aos modelos de gestão esperados para o setor. Concluída esta etapa, um relatório é gerado com os pontos fortes e as oportunidades de melhoria. O documento é completo e muito didático.

Com essas informações em mãos, vamos descobrindo o nível de maturidade da organização e o que fazer para alcançar a excelência de gestão. E quem participa do Programa pode concorrer ao Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, realizado a cada dois anos pelo Sistema OCB.​

Estamos falando do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), que foi adaptado à realidade e à linguagem das cooperativas brasileiras pelo Sescoop. Vale destacar: mais de 1.200 cooperativas brasileiras participaram do PDGC desde sua criação.

O Presidente da Itaipu, Arno Pandolfo, destaca mais essa ferramenta utilizada para melhorar a eficiência da cooperativa. “Com essa consultoria externa conseguimos ter uma visão muito mais completa de todos os processos que executamos e, assim, definir estratégias para correção ou aprimoramento”, explica.