Cooperativa Regional Itaipu - Cooperitaipu participa do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC)

topo

Notícias

Cooperitaipu participa do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC)

Em busca da excelência da gestão, a Cooperativa Regional Itaipu de Pinhalzinho, Santa Catarina, aderiu em 2019 ao Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). Realizado em ciclos anuais, o PDGC trabalha com uma metodologia reconhecida nacional e internacionalmente por sua capacidade de aumentar a qualidade de gestão e a competitividade de organizações públicas ou privadas.

É organizado pela OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e operacionalizado pelo Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo). Dentro da Cooperitaipu foi formado um grupo responsável para discutir e aprimorar os processos de gestão.

Anualmente a Cooperitaipu responde questionários de auto avaliação, onde é verificado o grau de conformidade da cooperativa em relação à legislação e aos modelos de gestão esperados para o setor. Concluída esta etapa, um relatório é gerado com os pontos fortes e as oportunidades de melhoria. O documento é completo e muito didático.

Com essas informações em mãos, vamos descobrindo o nível de maturidade da organização e o que fazer para alcançar a excelência de gestão. E quem participa do Programa pode concorrer ao Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, realizado a cada dois anos pelo Sistema OCB.​

Estamos falando do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), que foi adaptado à realidade e à linguagem das cooperativas brasileiras pelo Sescoop. Vale destacar: mais de 1.200 cooperativas brasileiras participaram do PDGC desde sua criação.

O Presidente da Itaipu, Arno Pandolfo, destaca mais essa ferramenta utilizada para melhorar a eficiência da cooperativa. “Com essa consultoria externa conseguimos ter uma visão muito mais completa de todos os processos que executamos e, assim, definir estratégias para correção ou aprimoramento”, explica.

Nosso site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência melhor.

Política de Privacidade