Cooperativa Regional Itaipu - Cooperitaipu realiza abertura do QT Rural em Sul Brasil

topo

Notícias

Cooperitaipu realiza abertura do QT Rural em Sul Brasil

Cooperitaipu realiza abertura do QT Rural em Sul Brasil

Programa tem como objetivo melhorar a qualidade de vida e a renda no campo

Com o objetivo de oferecer aos empresários e trabalhadores rurais uma nova visão e uma nova ação por parte dos produtores que queiram permanecer na atividade e viver da renda dos negócios rurais, a Cooperativa Regional Itaipu trabalha com o QT Rural. Programa de Qualidade iniciou nova turma com 18 famílias, no município de Sul Brasil, às 10 horas de terça-feira (30/04), no Centro de Convivência dos Idosos.

Participaram o gerente do departamento técnico Fernando Rohr, representando o presidente da Cooperitaipu Arno Pandolfo; coordenador regional oeste do Sebrae/SC Enio Parmeggiani; secretário de agricultura de Sul Brasil Vantoir Biasi; além da gestora dos programas de qualidade Gilda Valente, comunicador Diogo Feronato, instrutor do QT Rural Lorival Zanluchi, coordenador dos programas de qualidade da Aurora Joel Pinto, técnico de aves da Aurora Joviano Durigon, Diego Kempf do Sicoob/Creditaipu, técnico agrícola Uriqui Gemeli e o coordenador da filial de Sul Brasil da Cooperitaipu Maurílio Ostroski.

O gerente técnico Fernando Rohr lembrou o papel da Cooperativa, que a todo o momento investe em pessoas e, que devemos aproveitar as oportunidades que nos são dadas. “O mundo precisa de alimentos e nossa função é produzir isso com qualidade. No departamento técnico podem ser encontrados diversos programas para o bom desenvolvimento do QT Rural, que podem auxiliá-los”, lembra.

No início do treinamento, o instrutor Lorival Zanluchi perguntou aos produtores o que eles desejavam encontrar no programa. Todos foram unânimes em responder que buscam atualizar-se, principalmente entender como realizar o controle de lucros e despesas. Ele alerta que para que a empresa rural possa participar do programa Propriedade Sustentável Aurora, que premia financeiramente e anualmente os destaques, é necessário a formação primeiro no D’Olho na Qualidade e depois no QT Rural.

O coordenador regional oeste do Sebrae, Enio Parmeggiani, destacou que o grupo de empresários rurais participantes já era diferenciado pelo simples fato de deixar um pouco a lida diária para buscar conhecimento. “Esta é a oportunidade que a Cooperitaipu e Sebrae, mais os parceiros, colocam a disposição para que o produtor possa fazer mais e melhor, mas é preciso atitude”, explica Parmegianni.

O presidente da Cooperitaipu, Arno Pandolfo, reforça que o objetivo da capacitação é dar um passo além da organização das propriedades, que acontece dentro do D’Olho na Qualidade, programa que inicia as capacitações. Ainda segundo Pandolfo, o curso é oferecido pela Cooperativa desde 1998. “É visível nas propriedades quem fez e quem não fez esse curso”, resume.

O programa Qualidade Total Rural terá 13 encontros nos quais serão discutidos temas como organização e planejamento. Permite aos empresários rurais entender e praticar os princípios e fundamentos da qualidade, no gerenciamento dos negócios. É repassado em linguagem simples e desenvolvido por meio de 252 horas de treinamentos, atividades práticas e visitas (consultorias) às empresas rurais, incentivando um sistema de e melhorias e resultados constantes para o setor. Realização do Sebrae e Aurora, com a parceria do Sescoop, Sicoob e Senar.

Nosso site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência melhor.

Política de Privacidade