Cooperativa Regional Itaipu - Cooperitaipu realiza palestras sobre soja com especialistas

topo

Notícias

Cooperitaipu realiza palestras sobre soja com especialistas

Mais de 100 agricultores associados à Cooperitaipu estiveram reunidos nesta terça-feira (30/07) no Itaipu Rural Show acompanhando palestras sobre o cultivo da soja. Objetivo foi aproveitar o vazio sanitário da cultura para alinhar informações e buscar sensibilizar os produtores para aplicar novas formas de produção na nova safra que se aproxima.

O presidente da Cooperitaipu Arno Pandolfo fez a abertura do evento e pediu para que os participantes extraíssem o máximo de informações dos palestrantes. A coordenação foi do engenheiro agrônomo Marcelo Salvatori, responsável pelo setor de grãos da cooperativa.

A primeira palestra foi sobre defensivos agrícolas com o engenheiro agrônomo Renato Cacho, que trabalha com desenvolvimento técnico na empresa Syngenta. Abordou questões de fitopatologia, resistência a ferrugem asiática, manchas, mofo branco e intervalo de aplicação dos fungicidas. “Ter conhecimento sobre os fungicidas que podem ser utilizados como reforços é essencial para conseguir controlar as doenças e obter bons resultados de produtividade”, destacou Renato.

O tema da segunda palestra, desafie sua produtividade, ficou a cargo do engenheiro agrônomo Elmar Luiz Floss, pesquisador e diretor do Instituto de Ciências Agronômicas de Passo Fundo-RS. Ele explica que agora, na entressafra da soja, é o momento oportuno de planejar, diagnosticar os problemas e observar o que poderia melhorar. “O grande desafio é ter um solo sustentável, não compactado, com boa matéria orgânica e propriedades químicas, ph corrigido acima de seis, cobertura constante de palhada, teores altos de fósforo, potássio, magnésio e enxofre, uma saturação de base acima de 70% e equilibrada relação entre os nutrientes; o maior patrimônio do agricultor é o solo onde produz”, resumiu o professor Elmar.

A parceria neste evento foi da Syngenta, que trouxe o Sr. Renato e da Timac Agro que oportunizou a palestra do professor Elmar.

Nosso site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência melhor.

Política de Privacidade