Cooperativa Regional Itaipu - DIA DO PADEIRO

topo

Notícias

Você está em: Início > Notícias > DIA DO PADEIRO

DIA DO PADEIRO

8 de JULHO - DIA DO PADEIRO

A profissão de padeiro tem um significado maior do que a simples feitura de pães, doces ou bolos. A HISTÓRIA do pão e, consequentemente, do padeiro, permeia toda trajetória alimentar e de fé da humanidade.
Há milhares de anos, era feito com o fruto do carvalho...q era triturado, lavado e posto ao sol pra secar.
O uso da farinha vem bem depois. Os egípcios foram os primeiros a utilizarem fornos para assar pães. O Brasil só conheceu o pão no século 19, antes era consumido por aqui o Beiju. São Paulo se tornou referência em padarias, em especial pelos imigrantes italianos que fixaram residência no Bairro do Bexiga.

A Cooperitaipu se orgulha em produzir as farinhas Itaipu/Trial/Tribella, linha industrial e doméstica. Hoje entre as 5 melhores do país. Somente São Paulo absorve 35% da nossa produção, que ultrapassa 50 mil toneladas/ano.

FATO CURIOSO: Hoje também é Dia de Santa Isabel

Santa Isabel é considerada a padroeira dos panificadores. Viveu em Portugal de 1270 a 1336. Foi Rainha de Portugal.

Tinha o hábito de distribuir pães (envoltos num avental que trazia junto ao corpo) e moedas aos pobres, sem o consentimento do Rei. Um dia Santa Isabel foi visitar os pobres e o Rei desconfiado a seguiu. Atacando-a, perguntou furioso, o que levava envolvido no avental.

Ela rezou e respondeu que só tinha flores, e quando desenrolou o avental, como por milagre, só havia flores. Os pães haviam se transformado em lindas rosas.

PARABÉNS! a todos os profissionais!

Nosso site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência melhor.

Política de Privacidade