Cooperativa Regional Itaipu - O agro e o governo catarinense sentados à mesma mesa

topo

Notícias

O agro e o governo catarinense sentados à mesma mesa

A convite do governador interino Mauro de Nadal os representantes do agro, sob a tutela da FECOAGRO/SC e da OCESC, estiveram no Palácio da Agronômica em Florianópolis, para discutir algumas das principais demandas do setor para 2022. Entre as prioridades estavam a manutenção do programa Troca-Troca e a definição do ICMS sobre insumos agrícolas.

No encontro, que envolveu além do governador interino, estavam ainda o secretário de estado da Fazenda Paulo Eli, o da Agricultura Altair Silva e o secretário da Casa Civil Eron Giordani. Também participaram o deputado Valdir Cobalchini, líder do governo e o deputado Moacir Sopelsa, presidente da FRENCOOP catarinense.

Pela FECOAGRO, o presidente Arno Pandolfo solicitou ao secretário da Fazenda que olhe com carinho para o programa Troca, que em 2022 busca aumentar a oferta de insumos para a agricultura, objetivando uma produção maior e mais sustentável. Pelo levantamento da secretaria da Agricultura, além dos programas tradicionais, existe ainda a expectativa de incluir também os cereais de inverno para ração e para silagem. O vice-presidente da FECOAGRO/SC Vanir Zanatta e o conselheiro João Carlos Di Domenico, como produtores, deram relatos sobre a importância do programa para a agricultura do estado.

Já a OCESC, através do presidente Luiz Vicente Suzin, solicitou ao governo que o estado, via secretaria da Fazenda, possa ajustar a tributação de ICMS dos fertilizantes e dos insumos para as rações, sem que haja perda de competitividade com outros estados.

O secretário Paulo Eli, disse que recebe os pedidos com muita atenção e que daqui pra frente os técnicos da fazenda terão algumas semanas para analisar as solicitações, para só depois sugerir a sua aprovação. Enquanto isso as cooperativas do agro monitoram esse trabalho, sempre pensando no bem estar do agricultor catarinense.

Fonte: Fecoagro/SC  / Fotos: Divulgação / Fecoagro/SC

Nosso site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência melhor.

Política de Privacidade