Cooperativa Regional Itaipu - Projeções do agronegócio brasileiro para os próximos 10 anos

topo

Notícias

Projeções do agronegócio brasileiro para os próximos 10 anos

Em palestra proferida por José Garcia Gasques, especialista do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foi abordado um estudo realizado que prevê como estará o agronegócio brasileiro nos próximos 10 anos.

O estudo apresentado foi realizado com dados da CONAB, IBGE, MAPA, EMBRAPA, FIESP, OCDE e USDA, utilizando-se modelos de séries temporais específicos para a realização da previsão e projeções dos dados para os anos futuros.

Ao todo, foram 29 produtos estudados, em uma série de 10 anos.

De acordo com o estudo, as áreas destinadas à agricultura no país passarão por uma expansão de 75.437 para 85.689 mil hectares, sendo que nesse item são incluídas as seguintes culturas: algodão, arroz, feijão, milho, soja grão, trigo, café, mandioca, batata inglesa, laranja, fumo, cana de açúcar, cacau, uva, maçã, banana, manga, melão e mamão. Em relação às áreas destinadas somente à produção de grãos, o estudo prevê um aumento de 62.820 para 72.415 mil ha, incluindo as culturas do algodão, amendoim, arroz, aveia, canola, centeio, cevada, feijão, girassol, mamona, milho, soja, sorgo, trigo e triticale. Essa expansão se dará principalmente sobre pastagens naturais e áreas degradadas.

Também foi constatado que as culturas da cana-de açúcar, soja e milho safrinha sofreriam aumento da área de produção de 1,64, 9,54 e 4,0 milhões de ha, respectivamente. Já a cultura do arroz, a laranja, e a mandioca sofreriam retração da sua área de produção de 1,0 milhão, 100 mil e 180 mil ha, respectivamente.

As projeções para a produção de grãos de 2018/19 a 2028/29 evidenciaram um aumento de 237 para 300 milhões de toneladas. Isso significa que em 2018 estaríamos produzindo 63 toneladas a mais em relação à última safra, aumentando nossa produção em 27%. A produção de carne também apresenta um crescimento de 26 para 33 milhões de toneladas produzidas, ou seja, 7 milhões de toneladas de carne a mais do que é produzido atualmente.

O estudo também contempla as exportações brasileiras para a próxima década, e os resultados obtidos foram os seguintes:

Grãos: aumento de 99 para 138 milhões de toneladas exportadas;
Carnes: aumento de 7,0 para 9,3 milhões de toneladas exportadas;
Açúcar: aumento de 18 para 24 milhões de toneladas exportadas;
Café: aumento de 35 para 41,2 milhões de sacas exportadas.

Para se ter uma noção melhor da confiabilidade desses dados que o MAPA divulga, o USDA (United States Department of Agriculture) também realizou a mesma projeção para as exportações brasileiras e os resultados não são muito divergentes.

Fonte: Equipe Mais Soja. Do site da Fecoagro

Nosso site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência melhor.

Política de Privacidade