Cooperativa Regional Itaipu - Projeto Leite Mais Saudável Aurora na Cooperitaipu

topo

Notícias

Projeto Leite Mais Saudável Aurora na Cooperitaipu

Há no mercado nacional brasileiro uma grande exigência, integrada com a legislação vigente, para melhoria contínua da qualidade do leite produzido. Dentro da Cooperitaipu, numa parceria com a Aurora Alimentos, acontece a efetivação do projeto: Leite Mais Saudável.

A finalidade do projeto, através do melhoramento genético do rebanho leiteiro, visa garantir a evolução da qualidade do leite nas propriedades associadas à Cooperitaipu e integradas à Aurora Alimentos, adequando-se as Boas Práticas Agropecuárias(BPA). Trata-se de incentivo dado pela Aurora as cooperativas filiadas, através de desconto no imposto de PIS/COFINS, com a contratação da empresa DNA Genética do Brasil para entregas das doses de sêmen e acompanhamento técnico. O valor subsidiado gratuitamente ao produtor, por dose, é de R$ 55,00.

O projeto teve início em 2019 e tem 36 meses de duração, onde cada produtor participante receberá seis visitas técnicas. As etapas compreendem: assistência técnica, contagem de células somáticas em cada vaca, capacitação humana, fornecimento de materiais e produtos. Especificamente na questão do melhoramento genético, as etapas do projeto compreendem: genotipagem, visita técnica, fornecimento de dose de sêmen e capacitação.

Na atual etapa estão sendo realizadas coletas de dados como: taxa de prenhes, morfometria, além do aumento de gordura, proteína e lactose. Os resultados preliminares são positivos e, ao final do projeto, devem alcançar as metas gerais estipulados. Todo esse esforço conjunto busca melhorar a eficiência na produção de leite para que o produtor permaneça na atividade com maior lucratividade, fortalecendo assim a cadeia produtiva.

Nosso site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência melhor.

Política de Privacidade