topo

(49) 3366 6500
Av. Brasília, 3300 - Pinhalzinho/SC

Notícias

Sicoob Creditaipu realiza Palestra sobre Gestão de Finanças Pessoais

Foi realizado na semana de 14 a 20 de Maio a 5ª Semana ENEF - Estratégia Nacional da Educação Financeira. Uma iniciativa do CONEF – Comitê Nacional de Educação Financeira, que tem como membro o Banco Central do Brasil pelo programa Cidadania Financeira. O projeto acontece desde 2014, então está em sua quinta edição.

A Sicoob Creditaipu faz parte deste Programa e realizou palestras com o tema Gestão de Finanças Pessoais que aconteceram nos municípios de Pinhalzinho, Saudades e Serra Alta para as turmas do 2º e 3º ano do Ensino Médio dos colégios estaduais. Em Pinhalzinho a palestra aconteceu no dia 16 pela parte da manhã. Em Saudades o evento foi realizado no dia 17 pela parte da tarde e em Serra Alta no mesmo dia à noite. Através da Sicoob Creditaipu os facilitadores dos encontros foram Cristian Albani; Evandro Sadi Vargas, Lucas Felipe Niederle e Eduarda De Carli.  

O objetivo das palestras foi abordar a Gestão De Finanças Pessoais para o público em geral da comunidade. O Sicoob de Santa Catarina na semana de 14 a 20 estará realizando 91 ações de divulgação, como palestras, seminários, cursos, programas de rádio, vídeos e outras atividades. Cada entidade adota um sistema de divulgação da Educação Financeira.

Na palestra realizada pela Sicoob Creditaipu é abordado o tema gestão de finanças pessoais envolvendo os temas como a nossa relação com dinheiro, crédito de endividamento, orçamento pessoal e familiar, investimentos, poupanças e o consumo. “Todos esses temas são abordados de uma forma simples e de fácil compreensão. Estivemos conversando com um público de futuros investidores, futuros movimentadores de finanças pessoais por isso a preocupação em estar preparando eles da melhor forma possível”, comenta Cristian.

O propósito maior da palestra foi mudar o comportamento das pessoas em relação as suas finanças. O Banco Central do Brasil tem esta preocupação e estão envolvendo as instituições financeiras para justamente melhorar esta questão. Para que o cidadão brasileiro tenha uma condição mais favorável no que diz respeito a finanças.

Albani ainda comenta que o Programa pode ser apresentado para crianças desde o ensino básico como para empresários e atuais investidores. “Ele objetiva despertar e promover mudança de comportamento nas pessoas para elas decidirem em comprar ou não, financiar ou não, poupar ou não”, salienta o facilitador.

A Semana ENEF acontece anualmente, onde todo o Brasil se une para trabalhar esta conscientização - no ano passado houve mais 3.600 ações em todo o país. Além desta semana intensa de trabalhos focados na Gestão Financeira, o Sicoob Creditaipu ainda realiza ao longo do ano ações neste mesmo sentido através de palestras e cursos para a sociedade.