Cooperativa Regional Itaipu - Uma sociedade de pessoas

topo

(49) 3366 6500
Av. Brasília, 3300 - Pinhalzinho/SC

Programas

Você está em: Início > Programas > Meio Ambiente

A Cooperitaipu desenvolve diversas ações visando a conservação e preservação do meio ambiente, principalmente no que se refere a conscientização de seus associados quanto a utilização correta de recursos naturais.

 Alguns Programas Ambientais desenvolvidos pela Cooperitaipu:

 

Manuseio de Agroquímicos: Os associados recebem orientação quanto aos cuidados que devem ter ao manusear agroquímicos. Conscientes, sabem que se utilizados de maneira inconsequente ou incorreta, os agroquímicos prejudicam a natureza e fazem mal à saúde. Diante disto, anualmente é realizado o treinamento de tríplice lavagem de embalagens de agroquímicos, além da Coleta deste material que após é remetido à empresa parceira que realiza a separação e as remete para reciclagem.

 

Recolhimento de Resíduos de uso veterinário: O Programa Coleta Segura, que tem como objetivo contribuir para a conservação do meio ambiente busca melhorias nas propriedades de seus associados nos setores de suinocultura, avicultura e Bovinocultura. Tal programa é destinado a coleta de frascos, materiais e resíduos de produtos medicamentosos usados na saúde animal. Atualmente está coleta é realizada três vezes ao ano, onde o produtor recebe uma bombona para deposito do material oriundo e em data, horário e local programados podem entregar por uma bombona vazia.

 

Dejetos Suínos: A Cooperitaipu e seus associados buscam constantemente o manejo adequado dos materiais remanescentes gerados na criação de suínos. Assim, os compostos orgânicos através de novas tecnologias se transformam em adubos naturais para as lavouras e não poluem as águas.

 

Estruturas Ecologicamente Adequadas: A Cooperitaipu conta com um profissional que visa adequar todas as filiais dentro dos conceitos ambientais atuais. Todas as filiais encontram-se em constante averiguação, adequando-as quanto as leis atuais. Os armazéns e silos graneleiros são ecologicamente adequados - evitam a emissão de pó e películas na atmosfera - sendo possível proceder a limpeza, a secagem e o acondicionamento durante o período de safras.

 

Energia Renovável: Os associados são conscientizados quanto a importância de não efetuar queimadas, bem como, incentivados e orientados a fazer a reposição das matas ciliares.

 

Plantio Direto: Esta prática já alcançou 80% das propriedades associadas a Cooperitaipu. Ao implementar o Plantio Direto, os associados contribuem para diminuir o assoreamento dos rios e mananciais de água doce, além de baixar custos de produção com aproveitamento dos resíduos na adubação orgânica. Outro benefício do Plantio Direto é a redução na compactação dos solos, outrora gerada pelo excessivo trânsito de máquinas nos processos de aração, gradagem, pulverização e tratos culturais. Com o Plantio Direto, os produtores também perceberam maior resistência das lavouras nos períodos de estiagem, devido ao acúmulo de água sob a palhada seca e nas galerias subterrâneas.

 

Reflorestamento: A Cooperitaipu incentiva continuadamente para que os associados adotem o reflorestamento como proposta de preservação de mananciais, fontes e matas ciliares, além de garantir ampliação da renda.

 

PIQ-Programa Itaipu de Qualidade: Atualmente também contamos com o PIQ, que visa melhorias junto ao quadro funcional da Cooperativa.

 

Profissional especifico na Área Ambiental: A Cooperitaipu anualmente realiza palestras instrutivas sobre leis, normas ambientais e treinamentos quanto a importância da conservação e preservação do meio ambiente. Atualmente os associados podem contar com uma profissional contratada exclusivamente para assessoria e orientação para a obtenção da licença ambiental, adequação as propriedades associadas às normas ambientais legais.

Melhores informações podem ser obtidas no Departamento Técnico da Cooperitaipu.

  
 

Nosso site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência melhor.

Política de Privacidade