Cooperativa Regional Itaipu - Atenção produtor rural: o eSocial é realidade

topo

Notícias

Atenção produtor rural: o eSocial é realidade

O eSocial é um sistema que unifica e padroniza o envio das informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas pelos produtores rurais, para geração dos encargos obrigatórios a serem recolhidos em guias próprias, assim como as demais categorias econômicas. Desde janeiro, o eSocial é obrigatório para empresas, mesmo que rurais, com faturamento superior a R$ 78 milhões. Produtores rurais Pessoas Física e Jurídica com faturamento anual menor que R$ 78 milhões deverão prestar informações a partir de julho deste ano.

E-social deve facilitar a contabilidade rural

Também conhecida como folha de pagamento digital, e-social é a sigla para Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas no Brasil. Sua transmissão é feita por meio eletrônico, evitando acúmulo de papéis. Desta forma, não será necessário realizar múltiplos envios de informações ao Instituto Nacional de Seguridade Nacional (INSS), ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e/ou à Receita Federal do Brasil (ou Fisco), por exemplo.

O e-Social possui como princípios viabilizar a garantia de direitos previdenciários e trabalhistas; racionalizar e simplificar o cumprimento de obrigações; eliminar a redundância nas informações prestadas pelas pessoas físicas e jurídicas; e aprimorar a qualidade de informações das relações de trabalho, previdenciárias e tributárias.

Nosso site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência melhor.

Política de Privacidade