topo
A Cooperitaipu desenvolve diversas ações visando a conservação e preservação do meio ambiente, principalmente no que se refere a conscientização de seus associados quanto a utilização correta de recursos naturais.
Alguns Programas Ambientais desenvolvidos pela Cooperitaipu:
Manuseio de Agroquímicos: Os associados recebem orientação quanto aos cuidados que devem ter ao manusear agroquímicos. Conscientes, sabem que se utilizados de maneira inconsequente ou incorreta, os agroquímicos prejudicam a natureza e fazem mal à saúde. Diante disto, anualmente é realizado o treinamento de tríplice lavagem de embalagens de agroquímicos, além da Coleta deste material que após é remetido à empresa parceira que realiza a separação e as remete para reciclagem.
Recolhimento de Resíduos de uso veterinário: O Programa Coleta Segura, que tem como objetivo contribuir para a conservação do meio ambiente busca melhorias nas propriedades de seus associados nos setores de suinocultura, avicultura e Bovinocultura. Tal programa é destinado a coleta de frascos, materiais e resíduos de produtos medicamentosos usados na saúde animal. Atualmente está coleta é realizada três vezes ao ano, onde o produtor recebe uma bombona para deposito do material oriundo e em data, horário e local programados podem entregar por uma bombona vazia.
Dejetos Suínos: A Cooperitaipu e seus associados buscam constantemente o manejo adequado dos materiais remanescentes gerados na criação de suínos. Assim, os compostos orgânicos através de novas tecnologias se transformam em adubos naturais para as lavouras e não poluem as águas.
Estruturas Ecologicamente Adequadas: A Cooperitaipu conta com um profissional que visa adequar todas as filiais dentro dos conceitos ambientais atuais. Todas as filiais encontram-se em constante averiguação, adequando-as quanto as leis atuais. Os armazéns e silos graneleiros são ecologicamente adequados - evitam a emissão de pó e películas na atmosfera - sendo possível proceder a limpeza, a secagem e o acondicionamento durante o período de safras.
Energia Renovável: Os associados são conscientizados quanto a importância de não efetuar queimadas, bem como, incentivados e orientados a fazer a reposição das matas ciliares.
Plantio Direto: Esta prática já alcançou 80% das propriedades associadas a Cooperitaipu. Ao implementar o Plantio Direto, os associados contribuem para diminuir o assoreamento dos rios e mananciais de água doce, além de baixar custos de produção com aproveitamento dos resíduos na adubação orgânica. Outro benefício do Plantio Direto é a redução na compactação dos solos, outrora gerada pelo excessivo trânsito de máquinas nos processos de aração, gradagem, pulverização e tratos culturais. Com o Plantio Direto, os produtores também perceberam maior resistência das lavouras nos períodos de estiagem, devido ao acúmulo de água sob a palhada seca e nas galerias subterrâneas.
Reflorestamento: A Cooperitaipu incentiva continuadamente para que os associados adotem o reflorestamento como proposta de preservação de mananciais, fontes e matas ciliares, além de garantir ampliação da renda.
PIQ-Programa Itaipu de Qualidade: Atualmente também contamos com o PIQ, que visa melhorias junto ao quadro funcional da Cooperativa.
Profissional especifico na Área Ambiental: A Cooperitaipu anualmente realiza palestras instrutivas sobre leis, normas ambientais e treinamentos quanto a importância da conservação e preservação do meio ambiente. Atualmente os associados podem contar com uma profissional contratada exclusivamente para assessoria e orientação para a obtenção da licença ambiental, adequação as propriedades associadas às normas ambientais legais.
Melhores informações podem ser obtidas no Departamento Técnico da Cooperitaipu.