Cooperativa Regional Itaipu - Cooperitaipu desenvolve a 32ª semana de prevenção de acidentes de trabalho - SIPAT

topo

Notícias

Cooperitaipu desenvolve a 32ª semana de prevenção de acidentes de trabalho - SIPAT

A Cooperitaipu, através a CIPA, que é a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho da cooperativa, está realizando a 32ª SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho). Abertura oficial aconteceu na segunda-feira (18/10) reunindo os membros da comissão e os coordenadores das filiais. Objetivo é conscientizar e prevenir os colaboradores sobre riscos de acidentes em suas jornadas laborais. Formada uma equipe que passará nas filiais desenvolvendo ações de conscientização e prevenção.

Dentre elas está a aferição de pressão arterial e índice de glicemia, que mede o açúcar no sangue, como maneira de prevenir a Diabetes. Se em duas medições em dias diferentes o colaborador apresentar alteração significativa nessas medições, já será encaminhado para acompanhamento médico e exames mais detalhados.

Outra ação tradicional, que antecede inclusive a semana SIPAT da Cooperitaipu, é o concurso que escolhe a frase que será o tema usado na edição de 2021. Três frases foram premiadas e os autores ganharam um vale-compra. Sendo:

3º lugar: “A nossa vida se torna mais fácil com prevenção. Trabalhe com segurança e atenção” – (Cristiane Marcieli Kroth / Filial 04)

2º lugar: “Agir com segurança é mais que liberdade, é interagir com a vida, é ter responsabilidade” – (Robeson Almiro Vivan/ Filial 38)

1º lugar: “Garantir segurança em seu local de trabalho pode ser o futuro de todos” – (Tainara Marmitt de Paula / Filial 04)

Conforme o presidente da Cooperitaipu Arno Pandolfo, se cada colaborador ficar atento a suas rotinas de trabalho e também aos colegas próximos, muitos acidentes serão evitados. Comentou que a cooperativa possui uma grande diversidade de funções com graus de periculosidade diferentes. Desafios que vão desde os acidentes físicos até o desgaste psicológico e emocional dos colaboradores.

O responsável técnico para segurança no trabalho Marcos Schaff, destaca as consequências dos acidentes de trabalho para a cooperativa, que vão desde o impacto na produtividade, passando pelos custos salariais, multas, encargos e estabilidade provisória.

A psicóloga da Cooperitaipu, Priscila Roseguini, destaca a questão do autocuidado. Segundo ela, isso nada mais é do que a atenção que você dedica a si mesmo. É reconhecer nossas necessidades físicas, mentais e emocionais. Ansiedade é um dos principais indicativos de que algo pode não estar normal. Alguns sintomas são: dor no peito, tensão muscular, irritabilidade, preocupação em excesso, entre outras.

Além de reduzir as chances de acidentes, auxiliar na promoção da saúde ocupacional e também na redução dos riscos de incêndios, a segurança do trabalho faz com que as tarefas sejam realizadas de forma mais organizada, elevando a produção e melhorando a qualidade do ocupacional do colaborador.

Gincana solidária

Como parte da 32ª SIPAT será realizada uma gincana entre as filiais com o desafio de recolher a maior quantidade possível de material reciclável, como alumínio e plástico. O valor arrecadado com a venda do material será doado, através de produtos do Superitaipu de Pinhalzinho ao Lar dos Idosos desta mesma cidade. A filial que mais recolher ganhará um café da manhã para todos os colaboradores.

Nosso site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência melhor.

Política de Privacidade