Cooperativa Regional Itaipu - Cooperitaipu é parceira da Universidade da Terceira Idade

topo

Notícias

Cooperitaipu é parceira da Universidade da Terceira Idade

Cooperativa cede colaboradora e espaço físico para aulas práticas de Plantas Medicinais

 

O curso de extensão/aprimoramento denominado Uniti (Universidade da Terceira Idade), implantado em 2016 em Pinhalzinho pela Unoesc, é voltado para pessoas acima de 55 anos. Mais de 400 alunos já passaram pelo projeto.

Principal objetivo da Uniti é aprofundar conhecimentos que melhorem a qualidade de vida e proporcionem um envelhecimento saudável. Neste contexto surgiu a parceria entre a Uniti e a Cooperativa Regional Itaipu na realização de aulas teórico/práticas sobre conhecimento geral e manuseio de plantas medicinais.

 

Aulas em campo foram solicitadas pelos alunos graduados

Na tarde de quarta-feira (13/03), após solicitação dos próprios alunos, que já cursam a segunda pós-graduação, realizada aula externa no horto de plantas medicinais dentro do parque do Itaipu Rural Show.

Gilda Valente, comunicadora da Itaipu e responsável pelo horto, recepcionou os alunos e explicou que existem mais de 140 espécies de plantas no local, cada uma identificada e com as informações sobre suas aplicações na saúde humana.

Inês Spada, de 84 anos, comentou a ótima organização e a grande quantidade de plantas. “Faço uso de chás regularmente, por isso é bom ter esse tipo de aula, que ensina o modo certo de utilizar as plantas”, disse.

Já Lúcia Thiesen, 67 anos, disse que aprendeu várias coisas novas durante a aula. “Temos o costume, desde os nossos avós e pais, de consumir chás”, explica. “Vimos que é muito importante saber preparar os chás, pois se trata de um remédio, e como tal tem a dose correta em cada uso”, completa.

Uma planta bastante comentada foi a Ora-pro-nóbis, tanto pelas propriedades medicinais, quanto alimentares, já que ela é rica em proteínas e fibras. Cada aluno levou uma sacola com mudas de plantas de sua preferência para plantar em suas casas ou nas sacadas dos apartamentos.

 

Garantir envelhecimento com qualidade é desafio no Brasil

Até 2060, a população com 80 anos ou mais deve somar 19 milhões de pessoas, diz o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Atenta a esta nova realidade, a Cooperativa Regional Itaipu, através da visão de suas lideranças, apoia iniciativas desse tipo por perceber que elas realmente fazem diferença no dia-a-dia das pessoas envolvidas.

Para Arno Pandolfo, presidente da Itaipu, é muito importante a parceria com a Unoesc no objetivo de espalhar conhecimento. “Além dos trabalhos sociais/educacionais desenvolvidos com os associados, levar conhecimento e boas práticas para a sociedade em geral, em nossa área de atuação, é gratificante e necessário”, finaliza.

 

 

Nosso site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência melhor.

Política de Privacidade