Cooperativa Regional Itaipu - Cooperitaipu inicia nova turma de Jovens Cooperativistas Catarinenses

topo

Notícias

Cooperitaipu inicia nova turma de Jovens Cooperativistas Catarinenses

Após dois anos de pandemia, a Cooperitaipu retomou com força total seus cursos e treinamentos presenciais em 2022. Na quinta-feira (14/04), iniciada nova turma da formação chamada de Jovens Cooperativistas Catarinenses. Objetivo é aprender e reforçar a cultura cooperativista, que é pautada em valores como igualdade, solidariedade, honestidade e transparência.

O Programa Jovens Cooperativistas Catarinenses (JCC), idealizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Santa Catarina (SESCOOP/SC), foi relançado em 30 de novembro de 2021 com uma nova roupagem e com novas diretrizes. Começou em 2009 com o nome de Fojolico, mudando alguns anos depois para Jovem Coop.

A Cooperitaipu investe nos jovens filhos(as) de associados desde muito cedo. Jovens que crescem engajados no cooperativismo acabam engajando seus colegas. Exemplo de sucesso é o programa jovem aprendiz, primeira etapa antes da formação de jovens cooperativistas. Dentro da Cooperitaipu já foram formadas 3 turmas no Fojolico e 3 turmas no JovemCoop, chegando a cerca de 200 jovens formados.

Além de disseminar os princípios e modelo cooperativista, o JCC também tem foco no apoio as práticas de responsabilidade socioambiental e qualidade de vida, adequados à realidade e às necessidades de cada comunidade e cooperativa”, explica o Presidente da Cooperitaipu Arno Pandolfo.

Os jovens tem papel fundamental no cooperativismo, ou, melhor, na manutenção da longevidade do sistema, pois são características próprias deles a inovação, agilidade, globalização e a facilidade no uso das novas tecnologias.

Eu fiz o Jovem Coop e fiquei muito contente com o resultado, pois o curso proporciona aos jovens experiências que contribuem para seu desenvolvimento integral”, disse Juliana Kotwitz, que agora também faz parte do Núcleo de Jovens Itaipu.

Para mim a formação de jovem cooperativista ajudou bastante no envolvimento correto na atividade econômica da família, saber exercer liderança nos espaços comunitários e na própria cooperativa, além de ser um ótimo caminho para a sucessão familiar na propriedade”, destaca o já formado e nucleado Mário Tortelli.

Sendo o Presidente Arno Pandolfo sabedor da importância das formações cooperativistas, foi um incentivador constante nessa área dentro da Cooperitaipu, que, desde 1998, trabalha forte na promoção social dos associados e suas famílias.

Nosso site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência melhor.

Política de Privacidade