Cooperativa Regional Itaipu - COOPERITAIPU REALIZA PALESTRA SOBRE OS DESAFIOS PARA PRODUTIVIDADE E ESTABILIDADE DE TRIGO

topo

Notícias

COOPERITAIPU REALIZA PALESTRA SOBRE OS DESAFIOS PARA PRODUTIVIDADE E ESTABILIDADE DE TRIGO

A Cooperativa Regional Itaipu realizou na manhã da última quarta-feira (02), palestra tendo como tema: Desafios Para Produtividade E Estabilidade De Trigo com Professor Osmar Rodrigues da Embrapa Trigo. O evento contou com a presença de associados, produtores de trigo, Presidente Arno Pandolfo, Gerentes e equipe técnica da Cooperativa.

Osmar Rodrigues comenta que a Embrapa Trigo trabalha integrada para desenvolver uma política com triticultura, sendo que esta política tem como foco a produtividade e a sustentabilidade com os fatores mais importantes para se alavancar a triticultura nacional, que muitas vezes está esquecida pelo produtor. “Não podemos nos afastar da produtividade porque ela é o fator número um para a rentabilidade. Então neste tempo em que os ganhos são muito pequenos e existem muitas dificuldades do mercado, o produtor tem na triticultura a maneira de permanecer na propriedade”, explica o professor.

Osmar ainda salienta que o trigo faz a ponte com a soja e o milho, como cultura de inverno, fundamental para se ter sustentabilidade na produção, para economia do estado e município, “o trigo é a luz no fim do túnel para a produção no inverno, é preciso aumentar a produtividade, com ciência e tecnologia, até mesmo para dobrar a produção. Com pequenas ações que são perfeitamente viáveis”, reforça Rodrigues.

O Presidente Arno comenta que para a cooperativa este tema é muito importante para valorizar a produção do trigo “atualmente estamos garantindo um preço mínimo por saca de R$ 40,00, pois temos o Moinho onde precisamos de muito trigo, atualmente o trigo produzido na região não é suficiente para produção do Moinho Itaipu. O trigo é uma cultura muito desafiadora, porém com palestras como esta, além dos pacotes que oferecemos aos produtores e com incentivos no preço pago”, explica o Presidente.

Arno ainda enfatiza que o trigo é uma cultura de inverno que serve como cobertura para o solo, e o rendimento pode ser grande “já tivemos casos em que se colheu 80 sacas por hectare em nossa região”, finaliza Pandolfo.

 

  
 
  

Nosso site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência melhor.

Política de Privacidade