Cooperativa Regional Itaipu - 5 de novembro – Dia do Técnico Agrícola

topo

Notícias

5 de novembro – Dia do Técnico Agrícola

Neste 5 de novembro, comemora-se o Dia do Técnico Agrícola, um dos profissionais que mais têm contribuído, nas últimas décadas, para o crescimento da agropecuária brasileira. Parceira de todos os momentos dos produtores rurais, a categoria tem atuação destacada na assistência técnica e extensão rural, tanto no setor público quanto na iniciativa privada, e na formulação de políticas públicas. Hoje, o Brasil conta com mais de 300 mil técnicos agrícolas.

O Dia do Técnico Agrícola, celebrado em 5 de novembro, anualmente, em todo o território brasileiro, foi instituído pela Lei nº 13.099/2015. A data foi definida, consensualmente, no Encontro Nacional dos Técnicos Agrícolas, promovido, em Brasília, pela Fenata (Federação Nacional dos Técnicos Agrícolas), em 1988.

O dia recorda a Lei nº 5.524 que, em 5 de novembro de 1968, estabeleceu o exercício da profissão. A iniciativa de criar uma data comemorativa, com abrangência nacional, foi do deputado federal Mendes Ribeiro Filho, autor do Projeto de Lei 6.040/2009, sancionado pela Presidência da República, após ser aprovado em todas as comissões da Câmara e do Senado.

Em sua trajetória centenária, a história da profissão de Técnico Agrícola tem sido marcada pela coragem, solidariedade e força coletiva, atributos, desde o princípio, presentes no caráter destes profissionais. Uma categoria cuja capacidade de trabalho e superação tem sido decisiva para o sucesso do agronegócio, que é referência mundial e o setor mais importante da economia do Brasil. Do surgimento da profissão aos dias de hoje, muitas lutas foram travadas e importantes vitórias alcançadas.

Em SC existe a ATASC – Associação dos Técnicos Agrícolas de Santa Catarina, foi fundada em 24 de julho de 1977 em Chapecó/SC. Trata-se de uma instituição de caráter técnico-científico-político-social e cultural, com a finalidade de desenvolver atividades de apoio e defesa do exercício profissional dos Técnicos Agrícolas do Estado de Santa Catarina como pessoa jurídica de direito privado, com sede e foro em Florianópolis/SC, possuindo 28 núcleos regionais.

O movimento dos Técnicos Agrícolas de Santa Catarina iniciou dia 23 de maio de 1977, no escritório da Epagri em Chapecó, quando os técnicos agrícolas Valter Melentino da Silva, Ênio José Basso, Domingos Antônio Simioni, Adair da Silva, Edward Césa de Souza e José Böing se reuniram, pela primeira vez, para fundar a Associação dos Técnicos Agrícolas de Santa Catarina (ATASC). Tinham como meta, no primeiro momento, localizar o decreto-lei – se é que ele existia – para regulamentar a profissão de técnico agrícola e ter um balcão de empregos, capaz de manter as empresas informadas sobre a disponibilidade de técnicos, bem como buscar um teto salarial mínimo, o aperfeiçoamento técnico e o entrosamento com os colégios agrícolas.

Hoje, a ATASC conta com 28 Núcleos Regionais, responsáveis pela divulgação da profissão no Estado. Este foi o primeiro e o mais importante passo dado dentro do movimento, sendo que esta iniciativa resultou na fundação do Sindicato dos Técnicos Agrícolas de Nível Médio do Estado de Santa Catarina (SINTAGRI) dia 30 de agosto de 1987, na cidade de Lages – que conta hoje com 22 Diretorias Regionais –, do Conselho Estadual de Ensino Agrícola (CONEA), datado em 15 de fevereiro de 1990.

Aos técnicos agrícolas das nossas cooperativas, do Estado de SC e do Brasil, os cumprimentos da Fecoagro.

Fonte: Internet

Nosso site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência melhor.

Política de Privacidade