Cooperativa Regional Itaipu - Agricultura de Precisão: O “novo futuro” já chegou!

topo

Notícias

Agricultura de Precisão: O “novo futuro” já chegou!

Agricultura de precisão é um sistema de administração das informações do campo com o uso da tecnologia. Esse sistema permite um controle melhor e mais eficaz da qualidade e produção agrícola.

Não é novidade para ninguém que o mundo digital já está presente na nossa realidade. Nos dias de hoje fazemos coisas que nunca imaginaríamos no passado, e a tecnologia não para de nos trazer mais e mais novidades.

A própria pandemia do coronavírus impulsionou a todos para uma vida tecnológica mais intensa. Se até no gramados do esporte, com o árbitro de vídeo, a tecnologia está presente, na agricultura esse cenário não é diferente.

Em 1980, apenas 7% de todos os estabelecimentos agropecuários tinham um trator. Dá para acreditar? No mais, eram utilizadas enxadas e tração animal, e não havia correção do solo.

Você conseguiria se imaginar produzindo nessas condições? Pois bem, assim como na década de 90, quem insistiu em se manter distante da mecanização e da biotecnologia foi engolido pelo mercado.

É a seleção natural do agronegócio. Encabeçando vemos os sensores de produtividade, emprego de drones para agricultura e equipamentos autônomos. A integração dos dados liga o GPS agrícola ao pulverizador autônomo, por exemplo, evitando que a máquina passe duas vezes no mesmo lugar.

Existe uma infinidade de estudos que mostram que essa nova filosofia de gerenciamento agrícola pode aumentar a produção em até 67% e reduzir o gasto com insumos em até 50%.

O setor técnico da Cooperitaipu está atento as novas tecnologias, realizando cursos e aulas práticas. Muitas novidades também são mostradas no Itaipu Rural Show, exposição anual da Cooperitaipu que mostra o presente e o futuro do agro, que em 2021 está programada para acontecer de 10 a 13 de fevereiro.

Em breve teremos uma nova loja agropecuária em Pinhalzinho e essas tecnologias estarão à disposição dos clientes; e com os técnicos já treinados para tirar dúvidas sobre as ferramentas da chamada Agricultura de Precisão”, explica o Presidente da Cooperitaipu Arno Pandolfo.

Nosso site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência melhor.

Política de Privacidade