Cooperativa Regional Itaipu - Cooperitaipu promove curso sobre sustentabilidade nas empresas rurais

topo

Notícias

Cooperitaipu promove curso sobre sustentabilidade nas empresas rurais

A sustentabilidade continua sendo foco e motivo de investimento para empresas em todo o mundo. Com a população mundial chegando próximo à 8 bilhões de pessoas, em um mundo globalizado e com crescentes preocupações por uma melhor qualidade de vida, os consumidores estão se tornando cada vez mais conscientes e exigentes quanto às suas escolhas de consumo.

O agronegócio tem papel fundamental na economia brasileira e mundial e é o que tem impulsionado o Brasil durante este período de déficit econômico vivido com a pandemia e, mais recentemente, com os conflitos na Ucrânia. No PIB brasileiro, a agricultura é um dos poucos setores que têm fechado seu balanço positivo.

Com essa expressiva importância, é preciso atender às demandas globais, visando manter sua competitividade no que diz respeito às questões relacionadas a sustentabilidade, principalmente para garantia de acesso aos mercados mais exigentes. Com isto, emerge a necessidade das empresas de incorporarem ações mais sustentáveis para minimizar os impactos causados pelas práticas agrícolas. A adoção de práticas sustentáveis também tem sido uma maneira de diferenciar produtos.

Através do projeto - Encadeamento Produtivo Cooperativa Aurora Alimentos: Suínos, Aves e Leite – operacionalizado pelo Sebrae, a Cooperitaipu disponibilizou treinamento sobre sustentabilidade nas empresas rurais para uma turma de associados inscritos. Foram doze horas de aulas teóricas e mais duas horas de consultoria individuais nas propriedades. Encerramento aconteceu nesta quinta-feira (14/07) com a presença do Presidente Arno Pandolfo, gerente técnico Sadi Link, coordenadores Cleverson Jacoby e Amilton Peruzzo e Joel Pinto, da Aurora Coop.

Conforme Arno Pandolfo, a sustentabilidade envolve vários aspectos, como a conservação do solo, da água, dos recursos genéticos animais e vegetais, além da não-degradação ambiental; ser tecnicamente apropriado, economicamente viável e socialmente aceito.

Segundo os associados, participar desta formação foi importante para entender melhor como organizar suas propriedades nos três pilares: Social/Ambiental/Econômico. Eles comentaram que o mercado muda rápido, e estar acompanhando as transformações é fundamental para continuar na atividade.

Nosso site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência melhor.

Política de Privacidade