Cooperativa Regional Itaipu - Cooperitaipu realiza treinamento para novos sócios

topo

Notícias

Cooperitaipu realiza treinamento para novos sócios

A Cooperitaipu realizou neste mês a primeira edição do ano do Programa de Treinamento para Novos Sócios Cooperitaipu. Desde julho de 2019, foram 328 novos agricultores que decidiram fazer parte da Família Itaipu. Com promoção da Cooperitaipu e apoio do Sescoop, objetivo foi apresentar toda estrutura da cooperativa, organização estatutária e motivar os novos sócios.

Em razão da Pandemia, desde 2019 esse treinamento estava suspenso. Com um número acumulado de novos sócios, optou-se por dividir a turma em dois dias de encontro. Como tradicionalmente acontece, evento abre com a fala do Presidente da Cooperitaipu Arno Pandolfo. Ele apresentou como funciona a cooperativa e toda sua estrutura física e humana; além dos números do movimento econômico e a importância do cooperativismo para o desenvolvimento dos municípios, estados e união.

É muito gratificante acompanhar a adesão de novos sócios; todo mês realizamos reuniões com a diretoria e conselhos para avaliar novas parcerias”, destacou Pandolfo. Ele também destacou o bom andamento da sucessão familiar dentro da cooperativa. “Tivemos muitos jovens participando; alguns acompanhando a família e outros que já assumiram por completo os negócios”, comentou. Ainda disse que alguns não conseguiram participar pois agora é um período forte de plantio de grãos.

Atualmente a Cooperitaipu tem 2.861 associados. Para capacitar os novos sócios foi contratado, através do Sescoop, o consultor João Batista Schneiders. Administrador com especialização em gestão de pessoas e cooperativismo, João Batista explanou aos participantes sobre a história do cooperativismo, princípios, diferenças entre empresas mercantis e cooperativas; também sobre deveres e direitos do associado, dicas sobre liderança e de motivação.

Acredito que não seja nenhuma novidade, para ninguém, que pessoas motivadas são mais felizes, mais produtivas, estabelecem relacionamentos mais saudáveis e duradouros e tornam-se pessoas mais bem sucedidas”, comenta o palestrante. Ele parabenizou aos agricultores presentes pela vontade de encarar novos desafios. “Na maioria das vezes precisamos ir à busca e criar as oportunidades para que as coisas realmente aconteçam, as oportunidades não cairão do céu”, completou João Batista.

O treinamento para novos sócios está alinhado com o quinto princípio do cooperativismo, que diz: É objetivo permanente da cooperativa destinar ações e recursos para formar seus associados, capacitando-os para a prática cooperativista e para o uso de equipamentos e técnicas no processo produtivo e comercial. Ao mesmo tempo, buscam informar o público sobre as vantagens da cooperação organizada, estimulando o ensino do cooperativismo em todos os setores da sociedade.

Nosso site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência melhor.

Política de Privacidade