Cooperativa Regional Itaipu - Genética é principal responsável por robustez do frango

topo

Notícias

Genética é principal responsável por robustez do frango

Especialistas concordam que a genética é responsável pela maior parte do ganho de eficiência e peso do frango moderno. Mais isso pode ser mensurado. Para responder algumas questões e posicionar nosso empresário rural produtor de aves, o Itaipu Rural Show trouxe a Zootecnista Jane Lara Grosso, da Aviagen, uma das mais conceituadas empresas de genética do mundo, para palestrar na manhã do segundo dia de exposição.

Segundo Jane Lara Grosso, o grande progresso no desempenho do frango de hoje é devido à seleção genética, porém à medida que o frango foi melhorando, houve melhorias no desempenho em outras áreas, como nutrição, manejo, sanidade, ambiência, equipamentos e instalações, dentre outras, se ajustaram às necessidades do frango moderno para o crescimento mais rápido e balanceado. Várias pesquisas têm evidenciado que o melhoramento genético é o principal responsável pelo maior peso do frango – 85 a 90%.

Jane explicou de forma bem simples como funciona a seleção genética. Escolhem-se os melhores indivíduos de uma geração para serem os pais da próxima geração. Em outras palavras, de uma população você seleciona uma pequena parte, os melhores indivíduos com base no seu valor genético, e reproduz com eles a próxima geração, repetindo o mesmo processo de geração após geração. Em frango isto é feito com muita intensidade, pois são animais de ciclo curto e muito prolíferos.

Mas além do crescimento rápido, a seleção genética deve atender outras características, como capacidade da ave aguentar calor, ter boa saúde, entre outras. Estas características podem ser conciliadas através da seleção balanceada. Esta estratégia permite a seleção de indivíduos e famílias que apresentam simultaneamente bom desempenho zootécnico e ótimas características de bem-estar animal.

Ela finaliza informando que para os próximos anos a seleção já foi realizada e está em processo de multiplicação. O 25° Itaipu Rural Show vai até o próximo sábado, dia 17. A exposição é uma do país no setor do agronegócio e deve trazer mais de 65 mil pessoas para Pinhalzinho, Oeste de Santa Catarina. A entrada no parque e o estacionamento são gratuitos.

FONTE: ASCOM COOPERITAIPU

Nosso site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência melhor.

Política de Privacidade