Cooperativa Regional Itaipu - Pinhalzinho tem laboratório para análise de leite

topo

Notícias

Pinhalzinho tem laboratório para análise de leite

O campus da Udesc em Pinhalzinho/SC agora tem o primeiro laboratório certificado para análise de leite no estado. O objetivo é melhorar a qualidade e produtividade do produto.
 
Com um investimento de R$ 30 milhões, a estrutura de 3 andares abrigará um laboratório de qualidade do leite e uma indústria de lácteos, tornando-se um centro de referência para toda a cadeia produtiva do leite na região. O projeto consolida a Rota de Integração do Leite na faixa de fronteira de SC, onde estão 82 municípios que respondem por 78% da produção estadual.
 
De acordo com o reitor da Udesc, Dilmar Baretta, as instalações só estão sendo inauguradas por causa dos deputados da Bancada do Oeste. “A Bancada do Oeste é parceira deste projeto que vai ajudar Santa Catarina a se desenvolver ainda mais”, comentou o reitor.
 
O prefeito de Pinhalzinho, Mario Afonso Woitexem, destacou: “Santa Catarina é o quarto produtor de leite do país, o que faz com que Pinhalzinho se torne um dos municípios com maior capacidade produtiva de leite”.
 
Já o Presidente da Cooperitaipu, Arno Pandolfo, explicou: “Os produtores catarinenses aumentaram em 223,5% a produção de leite em 21 anos, três vezes mais do que a taxa nacional e quatro vezes mais do que o crescimento mundial; esse laboratório vai continuar promovendo inovação, diferenciação, competitividade e lucratividade ao setor lácteo catarinense”.
 
Leite em Pinhalzinho/SC
Pinhalzinho vai processar 5 milhões de litros de leite por dia, nenhum outro município brasileiro terá esta capacidade. A Aurora já processa 2,6 milhões de litros/dia e a Tirol está ampliando as instalações para processar 1,4 milhões de litros/dia.
 
Reinvindicação antiga
A criação de uma estrutura para análise da qualidade do leite já estava sendo reivindicada pelas entidades de representação dos produtores rurais e das agroindústrias há cerca de uma década. Até agora não existia laboratório certificado para análise da qualidade do leite em Santa Catarina, então a produção feita no estado era enviada para Curitiba (PR) ou Passo Fundo (RS).
 
O que será possível com a construção do Laboratório?
Laboratório de Qualidade do Leite: Realização das análises para avaliação da qualidade do leite de acordo com as exigências da legislação vigente.
 
Indústria de Lácteos em Escala Piloto: Cursos/treinamentos para qualificação e aperfeiçoamento da mão de obra; Oficinas para a inovação e diversificação de produtos lácteos; Otimização de processos para o setor de lácteos.
 
Laboratório de Pesquisa e Inovação do Leite: Realização de pesquisa aplicadas ao setor lácteo; Soluções para as necessidades do setor lácteo. Este laboratório irá dispor de equipamentos de alta tecnologia que possibilitarão o estudo de componentes, produtos e processos, atendendo a toda cadeia e arranjo produtivo do leite com qualidade.
 
FONTE: UDESC E COOPERITAIPU
FOTOS: ASCOM COOPERITAIPU

Nosso site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência melhor.

Política de Privacidade